24 de Fevereiro de 2015
São Sérgio
“Monge corajoso que morreu defendendo a fé em Jesus Cristo”
Hoje celebramos a vida de São Sérgio, monge eremita que vivia no deserto, em época de grande perseguição aos cristãos, ordenada pelo Imperador Diocleciano.
Contam os escritos que no ano de 304, na Cesarea, atual Turquia, os cristãos estavam sendo obrigados a adorar um deus pagão, sob pena de serem condenados à morte, se recusassem.
O monge Sérgio, seguindo um forte impulso interior foi para Cesarea, de livre vontade, sem ninguém o denunciar. Podia continuar sua vida de reclusão consagrada, rezando pelos irmãos expostos ao martírio, mas preferiu se apresentar e defender sua fé em Jesus Cristo.
Sua chegada causou grande surpresa e euforia, os cristãos desviaram toda a atenção para o respeitado monge, gerando confusão. Sua presença produziu o efeito surpreendente de apagar os fogos preparados para os sacrifícios aos deuses pagãos.
Sérgio começou a evangelizar dizendo que só existia um único e verdadeiro Deus onipotente, o venerado pelos cristãos. Logo foi preso e levado diante do governador, que o obrigou a prestar culto a Júpiter. Sérgio não renegou a Fé, por isso morreu decapitado naquele mesmo instante.
Tudo aconteceu no dia 24 de fevereiro. O corpo do mártir, recolhido pelos cristãos, foi sepultado na casa de uma senhora muito religiosa. Mais tarde, suas relíquias foram levadas para Ubeda, na Espanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário