02 de Março de 2015
São Simplício
“Papa que lutou para manter viva a integridade da Igreja num tempo muito difícil”
Simplício nasceu em Tivoli, na Itália, e seu pai se chamava Castino. Esses são os únicos dados que temos de São Simplício antes se tornar papa, em Roma. Assumiu a direção da Igreja, sendo o sucessor do papa Hilário, numa época de muita instabilidade, tanto para a sociedade quanto para a própria Igreja. Foi bem na época da queda do Império Romano do Ocidente.
Apesar de todas as turbulências, seu apostolado durou quinze anos, de 468 a 483, possuía uma grande experiência no serviço pastoral e social da Igreja. Foi uma época de muitas invasões, mas Roma sobreviveu com a ajuda do papa Simplício, que acolheu e ajudou o povo.
Construiu e fundou muitas igrejas novas, as mais conhecidas são as dedicadas a Santo Estevão Rotondo e a Santa Bibiana. Trabalhou para a expansão das dioceses, e a propagação do Evangelho de Cristo.
Os escritos antigos registram suas várias cartas a bispos, orientando sobre a forma de enfrentar o nestorianismo e o monofisitismo, duas heresias orientais que na época ameaçavam a integridade da doutrina católica e vinham se espalhando por todo o mundo cristão. O Papa Simplício se manteve ativo ao lado do povo, ensinando, pregando, dando exemplo de evangelizador, apesar de tantas dificuldades.
Faleceu no dia 10 de março de 483, sendo amado e respeitado pelo povo, e até pelos reis hereges. Suas relíquias são veneradas na sua cidade natal de Tivoli, na Itália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário