08 de Março de 2015
São João de Deus
“Fundador da Ordem dos Irmãos Hospitaleiros”
São João Cidade Duarte nasceu no dia 08 de março de 1495, em Montemor-o-novo, perto de Évora, Portugal. Com oito anos de idade, fugiu de casa com um viajante e foi para Madri, na Espanha.
Foi mendigo, depois pastor de rebanho e recebeu o apelido de João de Deus, pois ninguém sabia sua origem. Alistou-se como soldado no exército de Carlos V e participou de várias batalhas, saindo vitorioso.
Viajou por toda a Europa e África, depois abriu uma livraria em Granada, na Espanha, onde em 1538 foi tocado pela graça divina através de uma pregação de João d´Ávila, que também se tornou santo.
Convertido, verdadeiramente, distribuiu todos os seus bens aos pobres e começou a fazer penitências e jejuns. Foi considerado louco pelos amigos que o internaram num hospital psiquiátrico, onde foi tratado de forma desumana.
Depois de ter experimentado todas as crueldades praticadas pelo hospital, foi orientado por João d'Ávila a fundar uma casa-hospitalar, para tratar os loucos. Criou assim uma nova Ordem religiosa, a dos Irmãos Hospitaleiros.
Ao todo foram mais de oitenta casas-hospitalares fundadas, para abrigar loucos e doentes terminais. Para cuidar deles, usava o processo do amor. João de Deus, que nunca se formou em medicina, curava os doentes mentais utilizando a fé e sua própria experiência. Partia do princípio de que curando a alma, meio caminho havia sido trilhado para curar o corpo.
Faleceu no dia 8 de março de 1550, com cinquenta e cinco anos de idade, e foi canonizado pelo Papa Leão XIII que o proclamou padroeiro dos hospitais, dos doentes e de todos aqueles que trabalham pela cura dos enfermos.
Hoje, a Ordem Hospitaleira São João de Deus é um instituto religioso, internacional, com sede em Roma e presente em quarenta e cinco países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário