Últimos Posts

segunda-feira, 2 de março de 2015

A SAÚDE DO NOSSO CORPO DEPENDE DE NÓS!

A SAÚDE DO NOSSO CORPO DEPENDE DE NÓS!

image

Podemos considerar o nosso corpo um santuário sagrado, onde tudo que somos enquanto espírito ou essência se revela. E em essência nós somos pura alegria, amor e paz. Só que nós esquecemos e poucas vezes nos preocupamos conosco verdadeiramente.

A vida é um presente divino que nos possibilita desenvolver nossos dons, aflorar nossos defeitos e buscar nossa realização.

Durante a experiência terrena, nós necessitamos cuidar do corpo, tanto quanto da alma (mental, emocional e sentimental ). Porque se um desses fica em desequilíbrio, nós sofreremos as consequências em algum âmbito.

O ser humano tem caminhado cada vez mais rumo a uma consciência mais espiritualizada, mais evoluída. Porém não podemos exigir uma mudança tão radical. Nem podemos exigir do outro aquilo que não somos o exemplo.

É extremamente importante cuidar da alimentação, porque comemos muita coisa industrializada hoje em dia. Temos hábitos muito destrutivos para o corpo físico. Com o tempo as pessoas ficam intolerantes e nem se dão conta que o corpo já não consegue mais tolerar certos tipos de alimentos.

Além da alimentação, a vida sedentária atrofia mente e musculatura, levando o corpo a armazenar gorduras que prejudicam a circulação do próprio sangue. O corpo pede movimento. É necessário fazer um esporte, exercício físico, caminhadas, enfim, o que tiver ao alcance das possibilidades de cada um.

Não adianta cuidar somente da alimentação, do corpo físico e ser uma pessoa desequilibrada emocionalmente, não tendo paciência ou tolerância com as pessoas. Ou ainda ter um corpo saudável e uma mente extremamente agitada, sem paz interior ou tranquilidade.

Precisamos lembrar sempre que somos um conjunto que precisa estar em sintonia. Como uma sinfonia musical, onde todos os músicos necessitam estar afinados, senão a música fica ruim, desafinada. E no caso dos aspectos espiritual, mental, emocional e físico, nós somos o maestro, mas o comando está com o Mestre que forma nossas consciência – Jesus Cristo.

Corpo e alma – eis o conjunto anunciado pelo Mestre. Um não pode viver sem o outro. O corpo físico bem cuidado, malhado, sem Deus, perde o sentido. Viver a dimensão espiritual abandonando a si mesmo, a saúde, a vida histórica, corre-se o risco do fanatismo e isso também é negação de Deus, pois foi Ele quem criou o nosso corpo e fez história conosco. Busquemos, portanto o equilíbrio e valorizemos a criação de Deus em nós!

Pe. Rosivaldo Motta, CSsR

Nenhum comentário:

Postar um comentário