Últimos Posts

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

10/09 - São Nicolau Tolentino

10 de Setembro de 2015

São Nicolau Tolentino

clip_image001

“Apóstolo do confessionário”

Nicolau nasceu na cidade de Castelo de Santo Ângelo, na Itália, no ano de 1245. Viveu grande parte de sua vida no povoado de Tolentino, por isso recebeu este apelido. Seu amor pela oração, pelo jejum, e pelos pobres começou quando ele tinha apenas sete anos de idade. Aos quatorze anos, foi viver no meio dos Agostinianos, e foi ordenado sacerdote no ano de 1274.

São Nicolau possuía carisma e dons especiais, sua pregação era alegre e atraía as pessoas, gostava de percorrer os bairros mais pobres da cidade consolando os aflitos, convertendo os pecadores, levando paz aos lares desunidos. Dedicava horas e horas ao confessionário, absolvendo os arrependidos. Impressionava aos fiéis, o modo simples e humilde de ser e viver sua fé, e também o desapego aos bens materiais.

Sua saúde ficou debilitada, e em 1275 foi morar no Convento de Tolentino em definitivo. Lá ele tornou-se verdadeiro apóstolo do confessionário, passava horas em compaixão para com as misérias humanas. Seus conselhos traziam para a paróquia, fiéis de todo lugar em busca de consolo e absolvição. Foi amado e respeitado por todos.

No dia 10 de setembro de 1305, com 60 anos de idade veio a falecer. Foi enterrado na sepultura da capela do Convento de Tolentino. O local tornou-se lugar de peregrinação e muitos milagres foram e ainda são a ele atribuídos.

Um fato marcante é que quarenta anos após sua morte, seu corpo foi encontrado incorrupto, ou seja, em total estado de conservação. Durante exames médicos nele feitos, seus braços começaram a jorrar sangue e mesmo depois de muitos anos continuavam sangrando de tempos em tempos. Esse milagre fez crescer sua fama de santidade por todo o mundo católico. Em 1446, São Nicolau de Tolentino foi canonizado pelo Papa Eugênio IV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário