Últimos Posts

sábado, 12 de setembro de 2015

12/09 - Lc 6,43-49

12 de Setembro de 2015

evandia

Lucas 6,43-49

“Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. Cada árvore se reconhece pelo seu fruto. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de urtigas. Quem é bom tira coisas boas do tesouro do seu coração, que é bom; mas quem é mau tira coisas más do seu tesouro, que é mau. Pois a boca fala daquilo de que o coração está cheio. Por que me chamais: ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que vos digo? Vou mostrar-vos com quem se parece todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática. É semelhante a alguém que, para construir uma casa, cavou fundo e firmou o alicerce sobre a rocha. Veio a enchente, a correnteza atingiu a casa, mas não conseguiu derrubá-la, porque estava bem construída. Aquele, porém, que ouve e não põe em prática, é semelhante a alguém que construiu uma casa no chão, sem alicerce. A correnteza atingiu a casa, e ela, imediatamente, desabou e ficou totalmente destruída”.

Entendendo

A ÁRVORE É RECONHECIDA PELO SEU FRUTO!

Neste Evangelho Jesus se vale de figuras da natureza e do nosso dia a dia para nos dar ensinamentos básicos para a nossa vida: “toda árvore é reconhecida pelos fruto, a árvore boa dá bons frutos, a árvore má dá maus frutos”; “O homem tira coisas boas ou más do bom ou do mau tesouro do seu coração, a boca fala do que o coração está cheio”; “quem ouve as suas palavras constrói a casa sobre a rocha e ela não cai”.

Nós somos a árvore e os frutos são as nossas ações e realizações resultantes dos nossos pensamentos e sentimentos vivenciados durante a nossa vida. Damos frutos de santidade quando estamos enraizados na Palavra de Deus e alimentamos o mundo com as nossas boas ações.

O nosso coração contém o bom ou o mau tesouro. O que o nosso coração pensa, maquina, planeja isto será o que iremos realizar, falar e construir. Conforme o nosso coração esteja, nós poderemos ter atitudes boas ou más na medida do que nós pensamos ou do que falamos. E, por mais que tentemos camuflar as nossas emoções, naturalmente nós damos mostras ao mundo das nossas reais intenções.

A casa é a nossa vida que é construída durante a nossa caminhada aqui na terra. Quem ouve e põe em prática as palavras de Jesus é um homem prudente e que constrói a sua vida na rocha, isto é, segundo o direcionamento de Deus, conformado à sua vontade, por isso, enfrenta as dificuldades e consegue ultrapassá-las. Porém, o que não age assim não conseguirá atravessar as dificuldades, fracassará, será infeliz, perderá o rumo.

Atualizando

O TESTEMUNHO FALA MUITO MAIS
FORTE QUE O TÍTULO DE CATÓLICO OU CRISTÃO!

Que muitos creiam na obra de Deus Pai por intermédio de nosso testemunho de vida! Muitas vezes, nós falamos bastante, mas nossas obras não testemunham aquilo que nós cremos e acreditamos.

Não são apenas as palavras de Jesus Cristo que têm poder e eficácia, porque palavras sem obras são palavras mortas. É o testemunho da vida de Jesus, a coerência d’Ele, o amor d’Ele para com os pobres e para com os pequeninos e pecadores que nos dão a convicção de que Ele é o enviado do Pai.

Eu e você somos também convidados e chamados, pelo batismo, a testemunhar essa graça maravilhosa de que nós também  somos continuadores da obra do Pai na Pessoa do Senhor Jesus. Não adianta falar de Jesus, não adianta falar bonito do Reino de Deus, se as obras não testemunham aquilo que nós cremos e acreditamos!

Deixe-me dizer a você: que nossas obras falem por si e que as palavras se calem; pois, muitas vezes, nós falamos bastante, mas nossas obras não testemunham aquilo que nós cremos e acreditamos! Que outros possam acreditar na obra de Deus Pai por intermédio de nosso testemunho de vida!

Pe. Roger Araújo
Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário