Últimos Posts

domingo, 13 de setembro de 2015

13/09 - São João Crisóstomo

13 de Setembro de 2015

São João Crisóstomo

clip_image002

“Exilado por combater os poderosos e defender os mais simples”

São João Crisóstomo nasceu por volta do ano de 349, em Antioquia, na Síria. Era de uma família rica e tradicional da época. Com o falecimento do seu pai, sua mãe empenhou-se em preparar o filho, contratando os melhores professores daquela época.

Desde pequeno demonstrava vocação em servir a Deus. Antes de se tornar sacerdote, passou pela experiência de viver isolado, em silêncio no deserto e depois em uma caverna, onde se dedicou ao estudo da Sagrada Escritura. Após esse tempo de afastamento, começou a pregar e suas pregações eram tão eficazes que o batizaram de

Crisóstomo, que em grego significa “Boca de Ouro”.

Crisóstomo foi eleito bispo de Constantinopla em 397, e como bispo passou a lutar contra o clero, que em sua opinião estava mais preocupado com luxo, ambição, avareza, poder e corrupção moral, do que em dar bons exemplos e cuidar dos interesses do povo de Deus.

Com isso arrumou inimigos tanto na corte quanto no clero. Sua principal perseguidora foi a imperatriz Eudóxia, que o tirou do cargo e exilou-o. A população se revoltou contra ela e pediu que trouxesse João Crisóstomo de volta, não tendo escolha ela teve que ceder e João reassumiu o cargo. Mas, logo após alguns meses, ela o exilou novamente. Debilitado e com a saúde fraca não aguentou a viagem, e faleceu em setembro de 407, com aproximadamente 58 anos. Seu corpo foi trazido para Constantinopla em 438, e no dia 1º de maio de 1626, foi levado para a Basílica de São Pedro, em Roma.

São João Crisóstomo é considerado um dos quatro Doutores da Igreja, e deixou mais de 600 escritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário