17 de Setembro de 2015
São Roberto Belarmino
“Homem de saúde frágil, mas forte espiritualmente”
Roberto Francisco Rômulo Belarmino nasceu no dia 4 de outubro de 1542, em Montepulciano, Itália. Sua família era muito fervorosa. Seus pais tiveram doze filhos dos quais seis foram religiosos. Sua mãe era irmã do Papa Marcelo II e os educou na fé e doutrina cristã. Desde criança Roberto tinha muitos problemas de saúde, mas tinha também, uma inteligência surpreendente que o levava a estudar cada vez mais.
Em 1563, foi nomeado professor do colégio de Florença, depois estudou teologia no colégio de Pádua. Quando terminou seus estudos em 1571, foi ordenado sacerdote, unindo os conhecimentos das ciências terrenas com o conhecimento espiritual e a fé. Escreveu uma das obras teológicas mais consultadas de todos os tempos: “As controvérsias cristãs sobre a fé”.
Roberto Berlamino foi nomeado diretor do colégio Romano em 1592, sendo logo após, superior provincial. Depois, foi auxiliar o Papa Clemente VIII como seu consultor. Quando o Papa Clemente VIII faleceu, seu sucessor, o Papa Leão XI governou a Igreja apenas vinte e sete dias, vindo também a falecer. Roberto Berlamino recebeu muitos votos na eleição para ser o novo pontífice, mas quem foi eleito foi o Papa Paulo V, que também chamou Berlamino para trabalhar com ele no Vaticano. Designou-o principal conselheiro para questões teológicas e para importantes tarefas dentro do Vaticano.
Roberto Berlamino faleceu em 17 de setembro de 1621, aos setenta e nove anos de idade apresentando graves problemas de saúde, consequências dos males que o acompanharam por toda a vida. Tinha fama de santidade ainda em vida, mas suas virtudes foram reconhecidas pela Igreja em 1923, quando foi beatificado e canonizado em 1930. Logo após recebeu o honroso título de Doutor da Igreja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário