Últimos Posts

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

COMO SOU VISTO PELAS PESSOAS QUE ME CONHECEM?

COMO SOU VISTO PELAS PESSOAS QUE ME CONHECEM?

clip_image002

"Eu, visto pelo outro, nem sempre sou eu mesmo. Ou porque sou projetado melhor do que sou, ou porque sou projetado pior. Não quero nenhum dos dois. Eu sei quem sou. Os outros, apenas me imaginam" (Pe. Fábio de Melo).

Tomando como referência a pergunta de Jesus aos discípulos, querendo saber como estava sendo visto na sociedade, e servindo-me da afirmação do Pe. Fábio de Melo, destaco duas vertentes:” Ter firmeza e saber o que quer”, e “ter a sabedoria de ouvir os outros sobre nós mesmos”.

Ter a firmeza e saber o que quer!

Ao longo da vida, devemos crescer como afirmou Jesus, em “estatura, sabedoria e graça”. Muitos contribuem para o nosso crescimento, mas ele deve ter sua base na educação dada pela família. Nossos pais são nossos primeiros mestres. Em seguida, nossos professores, catequistas..., até ganharmos a independência de fazer nossas próprias escolhas. Toda essa carga de princípios que recebemos vai contribuindo para a formação do nosso caráter e a firmeza da nossa personalidade.

Este é um processo natural da nossa cultura que, ao longo dos anos, vivemos e aprendemos a traçar rumos, seja na vida familiar, religiosa, profissional... Só que vivemos uma mudança de época e outros modelos que surgem. Mas, tomando por base o que aprendeu, cada pessoa deve saber o que quer da vida. Há frases populares que definem uma pessoa que não consegue sua autonomia, após passar pelo processo natural de aprendizado: “Maria vai com as outras” ou “deixa a vida me levar”! Aceitar tais afirmações e viver assim é enterrar os talentos que Deus lhes deu para construir a vida e ser protagonista de sua própria história.

Ter a sabedoria de ouvir os outros sobre nós mesmos

Não devemos ser autossuficientes e achar que nós mesmos sabemos tudo de nós e que somos capazes de viver sem ouvir as pessoas.

Ouvir conselhos, dialogar sem bancar o dono da verdade, buscar a experiência dos que querem o nosso bem, pedir opiniões de pessoas sensatas antes de tomar uma decisão são atitudes sábias, que enobrecem a pessoa e revelam o caráter cristão de quem assimilou os ensinamentos de Cristo. Esta atitude é mais segura, pois nos levará a errar menos, além de conquistar a simpatia das pessoas por considerá-las importantes em participar da nossa vida e do nosso crescimento.

Pe. Rosivaldo Motta, CSsR

Nenhum comentário:

Postar um comentário