4 de Outubro de 2015
São Francisco de Assis
“Fundador de várias Ordens religiosas, ele nasceu rico e renunciou a toda riqueza para viver na pobreza evangélica”
Francisco Bernardone nasceu em Assis, na Umbria, em 1182. Filho de comerciantes, sua família era rica e influente. Seu pai queria que Francisco seguisse sua profissão, mas ele nunca quis. Sua mãe o educou na fé cristã, era um jovem sempre alegre e simpático que mesmo estando em ricos eventos sociais, nunca deixou de ter afeto e solidariedade para com os pobres.
Chegou a servir ao exército indo lutar numa guerra, mas logo percebeu que não era aquela sua vocação, o seu coração o chamava para servir a Deus.
Seu pai, não suportou a sua escolha de se consagrar a Deus, chegou a maltratá-lo e queria até deserdá-lo. Francisco então tomou a decisão de tirar as suas próprias vestes e entregou-as ao pai. Tinha vinte e cinco anos e passou a dedicar sua vida aos doentes e aos pobres.
A partir daí passou a viver na mais completa miséria. Inicialmente foi encarado como um louco, mas, aos poucos, foi conquistando a simpatia e admiração de muitos, e cada vez mais seus seguidores aumentavam. Com doze companheiros, escolheu como residência uma velha capelinha abandonada e, em 1209, iniciou a Ordem franciscana. Pregava a humildade total e absoluta, o amor aos pobres e abandonados, aos pássaros e à natureza. Certa vez ele rezava no monte Alverne com tanta fé, que em seu corpo manifestaram-se as chagas de Cristo.
Achando-se indigno, escondeu sempre as marcas sagradas, que só foram descobertas após a sua morte. Hoje, seu exemplo muito frutificou. Fundador de diversas Ordens, seus seguidores ainda são respeitados e imitados. Franciscanos, capuchinhos, conventuais, terceiros e outros são sempre recebidos com carinho e afeto pelo povo em qualquer parte do mundo.
Morreu em 4 de outubro de 1226, com quarenta e quatro anos. Dois anos depois, o papa Gregório IX o canonizou. São Francisco de Assis viveu na pobreza, mas sua obra é de uma grande riqueza para toda a Igreja Católica e para a humanidade.
São Francisco de Assis foi declarado o santo padroeiro oficial da Itália. E é sem duvida um dos santos mais amados por devotos do mundo inteiro.
Foi escolhido também como o padroeiro do meio ambiente. Por isso, no dia de sua festa é comemorado o "Dia Universal da Anistia", o "Dia Mundial da Natureza" e o "Dia Mundial dos Animais”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário