28 de Novembro de 2015
São Tiago das Marcas
“Um Grande pregador da Palavra”
Tiago nasceu em Monteprandone, região das Marcas, Itália, em 1394. Seu nome de batismo era Domingos Gangali. Ficou órfão de pai e mãe quando era ainda criança, e foi educado pelo tio, que o conduziu sabiamente no seguimento a Jesus Cristo. Estudou em Perugia, onde se diplomou em Direito Civil junto com o grande São João de Capistrano.
Decidiu deixar a profissão para ingressar na Ordem dos Franciscanos, onde estudou Teologia e foi ordenado sacerdote. Quando recebeu o hábito, levou o nome de Tiago, que foi completado com o "das Marcas", em função de sua terra natal.
Tiago das Marcas consagrou toda a sua vida à pregação. Percorreu Itália, Polônia, Boêmia, Bósnia e depois foi para a Hungria, em obediência a uma ordem direta de Roma.
Acompanhou São João de Capistrano na pregação da Cruzada contra os turcos, em 1456, em Belgrado, e saíram vitoriosos. Humilde e reto nos princípios de Cristo, nunca almejou galgar postos na Igreja, chegando a recusar o cargo de bispo de Milão.
Levava muito a sério sua vida espiritual e fazia constantes jejuns e penitências. Um dia pediu a Nossa Senhora de Loreto, a graça de pregar eficazmente as verdades eternas. A oração foi atendida e, desde então, sua palavra obteve verdadeiros prodígios conseguindo conversões que pareciam impossíveis.
Ficou doente e faleceu em Nápoles, no dia 28 de novembro de 1476, com mais de 80 anos de idade. O papa Bento XII canonizou Tiago das Marcas, em 1726.
Nenhum comentário:
Postar um comentário