26 de Maio de 2016
Lucas 9,11b-17
Jesus as acolheu e falava-lhes sobre o
Reino de Deus; e curava todos os que precisavam. O dia já estava chegando ao
fim, quando os Doze se aproximaram de Jesus e disseram: “Despede a multidão,
para que possa ir aos povoados e sítios vizinhos procurar hospedagem e comida,
pois estamos num lugar deserto”. Mas ele disse: “Vós mesmos, dai-lhes de
comer”. Eles responderam: “Só temos cinco pães e dois peixes – a não ser que
fôssemos comprar comida para toda essa gente!” Havia mais ou menos cinco mil
homens. Jesus então disse aos discípulos: “Mandai o povo sentar-se em grupos de
cinqüenta”. Os discípulos assim fizeram, e todos se sentaram. Então ele pegou
os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao céu, pronunciou sobre eles a
bênção, partiu-os e os deu aos discípulos para que os distribuíssem à multidão.
Todos comeram e se saciaram. E ainda foram recolhidos doze cestos dos pedaços
que sobraram.
Entendendo
A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES E DOS PEIXES
Celebramos hoje o Dia de Corpus Christi. De norte a sul do Brasil
tapetes coloridos são montados, para expressar o carinho do povo, no
reconhecimento de que, na Eucaristia, está a presença real de Jesus Cristo. Não
mais como antes, um corpo físico entre nós, mas presença espiritual na espécie
do pão.
A Eucaristia, celebrada por Jesus em sua despedida com seus discípulos
foi colocada como um marco na vida da comunidade, para não deixar cair no
esquecimento os acontecimentos da vida, morte e ressurreição de Jesus.
A lembrança da Última Ceia trouxe muitos elementos que dão sentido à
Eucaristia. O pão transformado em corpo de Cristo como alimento da caminhada do
novo povo de Deus, na sua história a construir no mundo. O vinho transformado
em sangue de Cristo como elemento que mantém vida no corpo na luta pela vida em
abundância.
Jesus e os discípulos, na Última Ceia estão reunidos e unidos,
simbolizando o jeito de viver do novo povo de Deus, alimentado pelo Pão e pelo
Vinho. O comandante do antigo povo, Moisés é substituído por Jesus. A
Eucaristia neste contexto torna-se a vida da comunidade em direção à casa do
Pai.
Atualizando
CORPUS CHRISTI
Significado, origem e maneira de celebrar no Brasil
Corpus Christi é uma expressão latina que
significa Corpo de Cristo.
É ato baseado nas tradições católicas. É realizado na quinta-feira seguinte
ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece
no domingo seguinte ao de Pentecostes.
A procissão pelas vias públicas, quando é
feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone
944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível,
"para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a
Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de
Cristo”.
ORIGEM
DA FESTA
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue
de Cristo remonta ao século XIII.
A Igreja Católica sentiu necessidade de
realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa
de Corpus Christi foi
instituída pelo Papa Urbano IV com a bula Transiturus de hoc mundo, de 11
de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira, após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo
depois de Pentecostes.
O papa Urbano
IV, recebeu o segredo das visões da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon, que disse ter
visto o Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse
celebrado com destaque.
Por solicitação do papa Urbano IV, os
objetos milagrosos relacionados à Eucaristia foram para Orviedo em grande
procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a
Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal
Eucarístico, no dia 11 de agosto de 1264. Ali, o papa estava lançando de
Orviedo para o mundo católico, através da bula ‘Transiturus de hoc mundo’ o
preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do
Senhor.
NO
BRASIL
Em muitas cidades brasileiras é costume
ornamentar as ruas por onde passa a procissão, com tapetes de colorido vivo e
desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui
uma tradição no Brasil, principalmente nas "cidades históricas", que
se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com
decorações, de acordo com os costumes locais.
A procissão é a mais solene feita no
Brasil, tendo a presença de Cristo Eucarístico conduzido, com respeito, pelas
autoridades e acompanhado pelo povo. Nas cidades históricas a procissão é conduzida
pela antiga Irmandade do Santíssimo Sacramento. Ao longo da procissão quatro ou
cinco altares são pontos de parada para as orações.
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