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quinta-feira, 26 de maio de 2016

26/05 - Lc 9,11b-17

26 de Maio de 2016


evandia

Lucas 9,11b-17

Jesus as acolheu e falava-lhes sobre o Reino de Deus; e curava todos os que precisavam. O dia já estava chegando ao fim, quando os Doze se aproximaram de Jesus e disseram: “Despede a multidão, para que possa ir aos povoados e sítios vizinhos procurar hospedagem e comida, pois estamos num lugar deserto”. Mas ele disse: “Vós mesmos, dai-lhes de comer”. Eles responderam: “Só temos cinco pães e dois peixes – a não ser que fôssemos comprar comida para toda essa gente!” Havia mais ou menos cinco mil homens. Jesus então disse aos discípulos: “Mandai o povo sentar-se em grupos de cinqüenta”. Os discípulos assim fizeram, e todos se sentaram. Então ele pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao céu, pronunciou sobre eles a bênção, partiu-os e os deu aos discípulos para que os distribuíssem à multidão. Todos comeram e se saciaram. E ainda foram recolhidos doze cestos dos pedaços que sobraram.



            Entendendo


A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES E DOS PEIXES

Celebramos hoje o Dia de Corpus Christi. De norte a sul do Brasil tapetes coloridos são montados, para expressar o carinho do povo, no reconhecimento de que, na Eucaristia, está a presença real de Jesus Cristo. Não mais como antes, um corpo físico entre nós, mas presença espiritual na espécie do pão.

A Eucaristia, celebrada por Jesus em sua despedida com seus discípulos foi colocada como um marco na vida da comunidade, para não deixar cair no esquecimento os acontecimentos da vida, morte e ressurreição de Jesus.

A lembrança da Última Ceia trouxe muitos elementos que dão sentido à Eucaristia. O pão transformado em corpo de Cristo como alimento da caminhada do novo povo de Deus, na sua história a construir no mundo. O vinho transformado em sangue de Cristo como elemento que mantém vida no corpo na luta pela vida em abundância.

Jesus e os discípulos, na Última Ceia estão reunidos e unidos, simbolizando o jeito de viver do novo povo de Deus, alimentado pelo Pão e pelo Vinho. O comandante do antigo povo, Moisés é substituído por Jesus. A Eucaristia neste contexto torna-se a vida da comunidade em direção à casa do Pai.






Atualizando


CORPUS CHRISTI
Significado, origem e maneira de celebrar no Brasil

Corpus Christi é uma expressão latina que significa Corpo de Cristo. É ato baseado nas tradições católicas. É realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo”.

ORIGEM DA FESTA

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a bula Transiturus de hoc mundo, de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira, após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

papa Urbano IV, recebeu o segredo das visões da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon, que disse ter visto o Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Por solicitação do papa Urbano IV, os objetos milagrosos relacionados à Eucaristia foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico, no dia 11 de agosto de 1264. Ali, o papa estava lançando de Orviedo para o mundo católico, através da bula ‘Transiturus de hoc mundo’ o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor.

NO BRASIL

Em muitas cidades brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão, com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas "cidades históricas", que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações, de acordo com os costumes locais.

A procissão é a mais solene feita no Brasil, tendo a presença de Cristo Eucarístico conduzido, com respeito, pelas autoridades e acompanhado pelo povo. Nas cidades históricas a procissão é conduzida pela antiga Irmandade do Santíssimo Sacramento. Ao longo da procissão quatro ou cinco altares são pontos de parada para as orações.


            

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