Últimos Posts

sábado, 5 de novembro de 2016

05/11 - São Zacarias e Santa Isabel

05 de Novembro de 2016

São Zacarias e Santa Isabel

clip_image002

“Os pais de João Batista”

Hoje recordamos a vida dos pais de João Batista. Profeta que Deus enviou para preparar o caminho do Messias, Jesus Cristo. 

Encontramos a história narrada no Evangelho de São Lucas, onde ele descreve: “Nos tempos de Herodes, rei da Judeia, houve um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Abias; sua mulher pertencia à descendência de Aarão e se chamava Isabel. Ambos eram justos diante de Deus e observavam irrepreensivelmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Mas não tinham filhos, porque Isabel era estéril e ambos de idade avançada” (Lc 1,5-7). Eles viviam na aldeia de Ain-Karim e tinham parentesco com a Sagrada Família de Nazaré.

O anjo Gabriel apareceu ao velho sacerdote Zacarias no templo e disse-lhe que suas orações foram ouvidas e que sua mulher, Isabel, teria um filho que se chamaria João. O menino seria repleto do Espírito Santo desde a gestação de sua mãe, e reconduziria muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus. Seria o precursor do Messias.

Zacarias, inicialmente, manteve-se incrédulo ante o anúncio celeste do nascimento de um filho pelo qual rezava com tanto ardor. Para que pudesse crer, precisou de um sinal: ele ficou mudo até que João veio à luz do mundo. Nesta ocasião, sua voz voltou e ele entoou o salmo profético em que, repleto do Espírito Santo, profetizou a missão do filho.
        
Enquanto esperava o nascimento do filho, Isabel recolheu-se por cinco meses, para estar em união com Deus. Os dias ela dividia em três períodos de: silêncio, oração e meditação. E foi assim que Isabel, grávida de João e inspirada pelo Espírito Santo, saudou a Virgem Maria, sua prima, quando esta a visitou: "Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre".
        

Após o nascimento de João, Zacarias e Isabel recolheram-se à sombra da fama do filho, e com humildade continuaram sendo fiéis a Deus até a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário