Últimos Posts

terça-feira, 8 de novembro de 2016

08/11 - São Godofredo

8 de Novembro de 2016

São Godofredo

clip_image001

”Foi preparado desde criança para fazer
 um caminho de santidade”

Godofredo nasceu em 1066, no castelo da família em Soissons, na França. Seus pais rezaram muito para que Deus lhes desse um herdeiro. O nome Godofredo quer dizer, paz de Deus.

Com cinco anos, seus pais o entregaram para ser bem educado pelos monges beneditinos, e ele nunca mais se afastou do convívio com a religiosidade. Quando a educação se completou, foi para o Convento de São Quintino e ordenou-se sacerdote aos vinte e cinco anos de idade.

Godofredo tinha um caráter integro, vivia profundamente sua fé, e tinha também conhecimento social. Isso chamou a atenção de seus superiores que o elegeram superior do Convento de Nogent para restabelecer as regras disciplinares dos monges - que estavam deixando a desejar. Em poucos anos, a comunidade mudou completamente. Tornou-se um centro que atraía religiosos de outras localidades, estes, ali passaram a buscar orientação e conselhos de Godofredo.

Tinha verdadeiro amor pelos mais pobres, doentes e principalmente os leprosos. Amparava a todos, e suas virtudes o levaram a ser bispo de Amiens.

Como bispo bateu de frente com os poderosos que viviam uma vida de prazeres e abusos de poder. Suas pregações eram a eles direcionadas, que não gostavam, e isso quase lhe causou um atentado encomendado. Tentaram calar sua voz envenenando seu vinho, mas o plano foi descoberto antes e ele foi salvo da morte.

Godofredo, considerando-se inapto, renunciou ao cargo e retirou-se para um local isolado, dedicando-se a uma vida de oração, em silêncio. O povo e seus superiores não aceitaram sua demissão, e ele foi reconduzido ao cargo.


Mas, foi por pouco tempo, pois adoeceu e veio a falecer no dia 8 de novembro de 1115, com quarenta e nove anos de idade, quando fazia uma peregrinação à Igreja de São Crispim e São Crispiniano, situada em Soissons, sua cidade natal, onde foi enterrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário