1 de Novembro de 2013
Festa de Todos os Santos
É com muita alegria que comemoramos hoje todos os Santos de Deus. Os inumeráveis heróis anônimos, na sua maioria esquecidos pelos demais homens e pela História, que ao longo dos tempos foram passando desta vida para a eternidade em estado de graça. Pelos méritos da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo eles foram sendo admitidos no Paraíso – todos esses, embora esquecidos na Terra, são santos e são honrados pela Igreja neste dia.
"Vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé diante do Trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão.” (Ap 7,9).
Esta visão narrada por São João Evangelista, no Apocalipse, fala dos santos aos quais é dedicado o dia de hoje. A Igreja possui muitos santos canonizados e a quantidade de dias do calendário não permite que eles sejam homenageados com exclusividade. Além desses, a Igreja tem, também, muitos outros santos sem nome que viveram no mundo silenciosamente, carregando com dignidade a sua cruz, sem que nunca duvidassem dos ensinamentos de Jesus.
Enfim, santos são os que foram canonizados pela Igreja ao longo dos séculos, e também, os que nem sequer se conhece o nome, mas viveram aqui na Terra perseverantes na fé em Cristo. Portanto, são mesmo multidões e multidões.
Como, mesmo entre os canonizados, muitos santos não têm um dia exclusivo em sua homenagem, a Igreja reverencia a lembrança de todos, até os sem nome, numa mesma data. A celebração começou no século III, na Igreja do Oriente, e ocorria no dia 13 de maio. Depois o papa Gregório IV em 835, fixou-a no dia 1º de novembro.
Todos nós temos um chamado de Deus para sermos santos: “Sede Santos, porque eu sou Santo”. (Lv 11,44), (1Pe 1,16).
Peçamos a intercessão de todos santos para que tenhamos a graça de viver o Evangelho, fazendo a vontade de Deus, e um dia estarmos junto com eles na Glória do Pai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário