2 de Novembro de 2013
Dia de Finados
Lembrança, homenagem e oração pelos nossos falecidos!
Ontem celebramos o dia de todos os Santos que já estão na Glória de Deus. Hoje, a Igreja nos convida a rezarmos por todas as almas que já se salvaram, pois morreram na amizade com Deus, mas que ainda não puderam entrar no Paraíso porque estão se purificando no purgatório.
Para todos os povos da humanidade, seja qual for a origem, cultura e credo, a morte continua a ser o maior e mais profundo dos mistérios. Os cristãos creem que Jesus deu sua vida em sacrifício, experimentou a morte, e morte na cruz, mas ressuscitou e salvou toda a humanidade. Esse é o mistério pascal de Cristo: morte e ressurreição. Ele nos garantiu que, para quem crê, for batizado e seguir seus ensinamentos, a morte é apenas a porta de entrada para desfrutar com Ele a vida eterna no Reino do Pai.
Para todos os seres humanos, a morte é a única certeza absoluta. Para os cristãos ela não é a única, temos outra certeza maior: a ressurreição. Esta nos leva a aceitar o fim da vida terrena com compreensão e consolo. Para nós, a morte é um passo definitivo em direção à colheita dos frutos que plantamos aqui na Terra.
Muitos se encontram no purgatório esperando a redenção definitiva para sua ascensão aos Céus. E, a Igreja nos ensina que essas almas podem ser socorridas pelas orações dos fiéis.
Quantos são esquecidos, e não têm quem reze por eles... A maior dádiva que podemos oferecer aos que se foram são nossas orações e pensamentos de amor. Por esta razão, a Igreja instituiu um dia especial para lembrarmo-nos de todos que partiram para a eternidade e com maior ardor rezarmos por eles, principalmente os nossos parentes e amigos. Este dia nos faz solidários para com todos eles e também nos leva a refletir sobre nossa própria salvação.
Encontramos a celebração da missa pelos mortos desde o século V, e em 1311, Roma incluiu, definitivamente, o dia 2 de novembro no calendário litúrgico da Igreja para celebrar “Todos os Finados”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário