6 de Novembro de 2013
São Leonardo de Noblac
“Defensor dos Encarcerados”
Leonardo nasceu no ano 491, era filho de nobres da Corte da França e também era afilhado do rei Clodoveu. Na juventude, Leonardo não quis seguir a carreira das armas, por isso o seu padrinho quis consagrá-lo seu bispo. Leonardo não aceitou. Preferiu ficar ao lado de São Remígio, então bispo de Reims, mas pediu um privilégio só destinado aos bispos: poder libertar os prisioneiros encarcerados, no que foi prontamente atendido pelo rei.
Só mais tarde, Leonardo decidiu ingressar num mosteiro para dedicar-se totalmente à vida religiosa. Quando ordenado sacerdote, foi enviado a Berry onde converteu muitos pagãos.
Buscou o isolamento para meditar e viver sua fé na oração. Encontrou o lugar certo para isso num bosque afastado, perto de Limonges. Lá, havia apenas uma casa simples, que lhe servia de morada. Porém, seu lugar deserto virou ponto de visitação. As pessoas buscavam seus conselhos, orações e consolo.
Um dia o rei Clóvis e a rainha, que estava preste a dar à luz, estavam passando pelo bosque onde Leonardo morava quando começou o trabalho de parto, que complicara e estava muito difícil. Leonardo foi chamado, prontamente rezou e cuidou da rainha, que teve um parto feliz. Como forma de agradecimento, o rei deu a Leonardo um imenso terreno para construir um mosteiro. Primeiro Leonardo levantou um altar a Nossa Senhora, e depois, construiu o Mosteiro de Noblac, que se tornou uma fervorosa comunidade religiosa.
O monge Leonardo só deixava o mosteiro quando alguma missão o exigia, especialmente quando se tratava de resgatar e converter os pagãos encarcerados.
Leonardo morreu no dia 6 de novembro de 545, com cinquenta e quatro anos de idade. É considerado um dos santos mais populares na Europa Central.
Nenhum comentário:
Postar um comentário