7 de Novembro de 2013
São Wilibrordo
“Desde criança teve sua vida consagrada a Deus pela família”
Wilibrordo nasceu em Nortúmbria, na Grã-Bretanha, em 658. Aos cinco anos, seu pai consagrou-o a Cristo e entregou-o aos beneditinos do Mosteiro de York, onde foi educado. Ainda jovem, demonstrou realmente vocação religiosa, dando preferência à vida de reclusão. Aos vinte anos, seguiu para a Irlanda, a pátria dos monges, para aperfeiçoar seus conhecimentos teológicos. Pouco antes de completar trinta anos de idade, recebeu ordenação sacerdotal.
Em 690, Wilibrordo e outros onze companheiros missionários partiram em missão para evangelizar as regiões no norte da Europa, povoadas pelos bárbaros pagãos. Wilibrordo recebeu a bênção do papa Sérgio I, e também algumas relíquias de santos mártires para serem colocadas nas igrejas que seriam construídas durante o processo da evangelização.
O ponto inicial foi a Holanda, antiga Frísia, onde o rei Pepino que era cristão acolheu-os muito bem. Era um lugar selvagem, onde os habitantes não aceitavam o Evangelho – que era o motivo da missão.
Cinco anos depois, voltou e entregou ao mesmo papa um relatório dos resultados que conseguira. O papa, em agradecimento, consagrou-o bispo de Utrecht.
Wilibrordo voltou à Holanda, fundou a primeira sede episcopal, em Utrecht, e construiu a Catedral do Santíssimo Redentor. Depois, na condição de primeiro bispo, formou uma equipe de bispos auxiliares, conseguindo importantes conversões naquele território. Fez inúmeras viagens pelo rio Reno em direção à Dinamarca e à Holanda.
Morreu aos oitenta e um anos de idade, no Mosteiro de Echeternach, construído sobre o rio Reno, em 7 de novembro de 739. A Igreja canonizou-o como o "Apóstolo dos Frisões". Sua festa é uma das mais celebradas em toda a Holanda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário