13 de Novembro de 2013
São Estanislau Kostka
“Viveu apenas 17 anos, mas de forma intensa abraçou sua vocação”
Estanislau nasceu em 28 de outubro de 1550, numa das mais nobres e ricas famílias da Polônia. Na infância recebeu o apelido de anjo. Quando completou quatorze anos de idade, seus pais o enviaram juntamente com o irmão mais velho para estudar no seminário dos padres jesuítas, em Viena.
O seminário logo foi fechado pelo imperador Maximiliano e toda a comunidade estudantil acabou abrigada no castelo de um príncipe protestante. O ambiente de festas e jogos de prazeres não combinava com Estanislau. Ele buscava uma vida de virtudes e oração, por isso era frequentemente zombado por todos.
Tinha grande desejo de se tornar um padre jesuíta, e tomou a decisão depois que recebeu a visita de Nossa Senhora, quando ficou doente, e ela lhe pedia que entrasse na Companhia de Jesus.
Contou para sua família que seria um sacerdote, e seu pai não aceitou, tentou convencê-lo de toda forma, mas foi inútil. Decidiu fugir sozinho, a pé, disfarçado de mendigo.
Estanislau caminhou 700 quilômetros de Viena, na Áustria, até Treves, na Alemanha, onde foi acolhido na casa dos jesuítas pelo provincial, Pedro Canísio. Este, o enviou para o superior geral da Ordem em Roma, São Francisco de Bórgia, para complementar o noviciado e os estudos de teologia no Colégio Romano.
Apenas nove meses de estudo, com muita dedicação a Deus e disciplina, este foi o tempo que Estanislau ficou entre os jesuítas. Ficou doente, e uma febre misteriosa o levou para junto de Deus quando tinha apenas 17 anos de idade. Era o dia 15 de agosto de 1567, o dia da festa da Assunção de Nossa Senhora.
Foi canonizado no dia 13 de novembro de 1726, pelo papa Bento XIII. É o padroeiro dos noviços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário