30 de Novembro de 2013
Santo André
“Foi apóstolo de Jesus e morreu crucificado como o Mestre”
Hoje celebramos a vida do primeiro escolhido para pertencer ao grupo dos apóstolos. André nasceu em Betsaida, de início foi discípulo de João Batista, e era irmão de Simão Pedro, filho de Jonas de Betsaida. Assim como Pedro, era pescador no mar da Galileia.
João Batista foi quem levou André até Jesus, que logo O segue. André aparece no episódio da multiplicação dos pães, é ele quem diz a Jesus que um jovem tinha cinco pães e dois peixes.
Pouco antes da morte de Jesus, aparece André ao lado de Filipe, como tendo grande autoridade. Pois, é a ele que Filipe se dirige quando certos gregos pedem para ver o Senhor, e ambos contam a Jesus.
André participou da vida pública de Jesus, estava presente na última Ceia, viu o Cristo Ressuscitado, testemunhou a Ascensão e recebeu o primeiro Pentecostes. Ajudou a sedimentar a Igreja de Cristo, a partir da Palestina, nas localidades e regiões dos Bálcãs.
Alguns historiadores citam que depois de Jerusalém ele foi evangelizar na Galileia, Cítia, Etiópia, Trácia e, finalmente, na Grécia. Nessa última, formou um grande rebanho e pôde fundar a comunidade cristã de Patras, na Acaia, um dos modelos de Igreja nos primeiros tempos. Mas foi lá, também, que acabou martirizado nas mãos do inimigo, Egéas, governador e juiz romano local.
André disse para o juiz que Jesus estava acima dele, e ainda insultou os deuses pagãos, por isso, Egéas condenou-o à crucificação. Todos ficaram espantados com a alegria de André aceitando sua sentença. Ele disse que se temesse o martírio, não estaria “pregando a grandeza da cruz onde Jesus morreu”.
André ficou dois dias pregado numa cruz, em forma de "X" até entrar na glória de Deus, no dia 30 de novembro do ano de 60. Seu corpo repousa na catedral de Amalfi, em Roma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário