Últimos Posts

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

07/01 - São Raimundo De Penhaforte

7 de Janeiro de 2014

São Raimundo De Penhaforte

San_Raimondo_de_Penafort_D

“Intelectual, humilde e muito caridoso com os pobres”

pRaimundo nasceu no castelo dos Peñafort, na Catalunha no ano de 1175. Desde criança apresentava interesse pela vida religiosa e pelos estudos. Aos vinte anos foi professor de artes livres numa universidade em Barcelona. Depois foi para Bolonha onde continuou como professor e estudando direito civil e eclesiástico. Concluiu os estudos e foi especializado em Direito Canônico. E sempre teve um cuidado especial com os pobres.

pRaimundo foi ordenado sacerdote e vigário geral da diocese de Barcelona em 1220. Depois foi convocado para servir em Roma a pedido do Papa Gregório IX, do qual foi confessor cerca de oito anos. Nesta época observou que os pobres, quando iam ao palácio papal, não eram tratados e atendidos com o devido direito, por isto alertou ao pontífice para que se interessasse pessoalmente por esta parte do rebanho. Por ordem do Papa, Raimundo editou a obra conhecida como "Os Decretais de Gregório IX", muito importante para o direito canônico até hoje.

pDepois desse importante trabalho o papa o nomeou arcebispo de Taragona. Dentro de sua extrema humildade e se julgando indigno pediu exoneração do cargo, chegando a ficar doente por causa desta situação e com a licença dos superiores, voltou para a Espanha.

pDo amigo, Pedro Nolasco, recebeu e aceitou o convite de redigir as Constituições da nascente Ordem das Mercês para a Redenção dos Cativos. Depois se tornou superior geral da Ordem e, durante dois anos, visitou a pé todos os conventos da Ordem.

pCom 70 anos retornou a ensinar, depois foi confessor do rei Jaime de Aragão, ao qual repreendeu pela vida desregrada que tinha. Era também um escritor de valor, sua obra "Suma e Casos" já foi muito usada pelos confessores.

pRaimundo de Penhaforte faleceu em Roma com 100 anos de idade, no dia 6 de janeiro de 1275.

Nenhum comentário:

Postar um comentário