8 de Janeiro de 2014
Dia Nacional da Fotografia
Comemora-se hoje, o Dia Nacional da Fotografia ou Dia Nacional do Fotógrafo. Mas há controvérsias... Calendários registram 6, 7, 8 e até 9 de janeiro como dia do fotógrafo, dia da fotografia, dia nacional do fotógrafo e dia nacional da fotografia. Controvérsias à parte, vamos ao sentido do “fotografar”, na visão de Mário Bitt-Monteiro:
“Fotografar é um modo de questionar uma imagem. Auxilia tanto nas descrições do cidadão comum, quanto dos cientistas e pesquisadores. Auxilia nas descobertas científico-tecnológicas e se complementa em diversas formas de expressões artísticas. Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o congelamento de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar.”
Segundo a literatura especializada, foi o abade Louis Compte que trouxe a novidade de Paris para o Rio de Janeiro, e apresentou ao imperador D. Pedro II. Assim sendo, o Imperador passou a ser o primeiro fotógrafo brasileiro.
Porém, segundo o historiador Bóris Kossoy, houve uma descoberta isolada da fotografia no Brasil, pelo pesquisador Hércules Florence, seis anos antes do anúncio oficial do feito de Daguerre a D. Pedro II.
Sem conhecimento das pesquisas na Europa, Florence descobriu a fotografia e foi a primeira pessoa a usar o termo, em 15 de agosto de 1832, em Campinas, interior de São Paulo.
Fontes: meiobit.com e www.sergiosakall.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário