Últimos Posts

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

10/01 - Dia do Bombardeio da Cidade de Salvador

10 de Janeiro de 2014

Dia do Bombardeio da Cidade de Salvador

20120110-palacio-do-rio-branco-depois-do-incendio

pO bombardeio de Salvador em 1912 foi um dos episódios que marcaram as lutas políticas entre as oligarquias provincianas, durante os primeiros anos da República Velha ocorrido em Salvador, capital da Bahia, em 10 de janeiro de 1912.

pO episódio, que traumatizou a cidade, teve repercussões nacionais e culminou com a ascensão ao poder no estado da figura de José Joaquim Seabra, com a derrota dos antigos líderes conservadores, dentre os quais os principais eram Ruy Barbosa, Severino Vieira, José Marcelino de Souza, Luiz Vianna e outros que lhe eram adversários ou até aliados.

pÀs 14 horas teve início o bombardeio, com canhoneio oriundo do forte do Mar, do forte de São Pedro e do forte do Barbalho. Em vinte minutos, cerca de vinte tiros vindos do forte do Mar atingiram a sede do governo, incendiando um prédio histórico de trezentos anos, que foi destruído. O fogo atingiu a Biblioteca Pública, fundada em 1811 pelo sexto conde dos Arcos, dom Marcos de Noronha e Brito.

pNa biblioteca estavam guardados documentos preciosos, livros raros, perdidos para sempre, pois era também a sede do Arquivo Público da Bahia, perdendo-se a documentação da primeira capital brasileira. Durou o canhoneio de quatro horas, travou-se, em seguida, uma verdadeira guerra campal, da qual não se sabe o número de vítimas.

Fonte: pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário