10 de Janeiro de 2014
São Guilherme de Bourges
“Pastor que teve como virtude elevada a pratica da caridade”
Guilherme era filho dos Condes de Nevers. Teve uma educação religiosa muito intensa e, desde a infância, apresentava sinais de vocação, o que, mais tarde, veio a concretizar, ordenando-se sacerdote.
Identificado com a solidão, ingressou na Ordem de Cister e se tornou um monge. Destacou-se pela caridade para com os pobres e foi de todos os pontos de vista um modelo de pastor.
Muito preparado espiritualmente e com uma imensa bagagem cultural foi superior de Pontigny, de Fontaine-Jean, na diocese de Soissons e, finalmente, em Chaalis.
Mais tarde, Guilherme se tornou bispo de Bourges. Como novo pastor deu testemunho de piedade, e sobressaíram outras qualidades, como firmeza, bondade e humanidade. O seu prestígio era tanto que a Universidade de Paris o escolheu como patrono.
Morreu em 10 de janeiro de 1209, quando combatia uma heresia albigeneses. Os milagres que se verificaram por sua intercessão logo após o seu falecimento o levaram à canonização, que foi concedida após oito anos de sua morte em 17 de maio de 1218, pelo papa Honório III.
Nenhum comentário:
Postar um comentário