11 de Janeiro de 2014
Santo Teodósio
“Monge dotado de graças especiais que atraiu muitos discípulos”
Teodósio nasceu na Capadócia, atual Turquia, no ano de 423, seus pais eram ricos e também muito cristãos. Recebeu uma boa e sólida formação desde a infância, sendo educado dentro dos preceitos da fé católica.
Quando era jovem, fazia leituras nas assembleias litúrgicas de sua cidade e, com isso, sua vocação foi aumentando cada vez mais.
Inicialmente saiu em peregrinação à Terra Santa, para conhecer os caminhos trilhados por Jesus. Depois se retirou para um deserto, perto de Belém, para viver em recolhimento.
Dotado de graças especiais como o da profecia, prodígio, cura e conselho, sentiu a confirmação do seu chamado por Deus, ao se encontrar com Simeão o estilista, que nunca o tinha o visto, e o chamou pelo próprio nome avisando de que Deus o havia escolhido para converter e salvar muitas pessoas.
Teodósio entrou para um convento próximo à Torre de Davi e, seguindo a orientação de São Longuinho, foi habitar numa caverna, que teria sido ocupada pelos Reis Magos ao regressarem de Belém. Ali se entregou às duras penitencias e orações, passando a pregar com um senso de humildade que contagiava a todos que por lá passavam.
Numerosos discípulos de diversas nacionalidades foram atraídos e reunidos por ele. Construiu três conventos, três hospitais e também quatro igrejas nos arredores de Belém.
Sua fama o levou a superior geral de todos os monges na Palestina. Mas acabou sendo exilado, por confrontar-se com o Imperador Anastácio. Só quando o imperador morreu é que ele pôde voltar à Palestina reconquistando seu posto de liderança entre os monges.
Teodósio morreu com 105 anos, em 529, seu corpo foi depositado na cova feita por ele mesmo na gruta onde os Reis Magos habitaram, entre Jerusalém e Belém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário