11 de Janeiro de 2014
Dia do Controle da Poluição por Agrotóxico
“Não há motivo para comemorar o controle da poluição por agrotóxicos, mas sim para refletir sobre o seu uso indiscriminado. É preciso saber se o agrotóxico é necessário, se o benefício que ele traz compensa os impactos que causa”.
A utilização, na agricultura, de produtos e os agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, conhecidos como pesticidas, praguicidas, formicidas, herbicidas, fungicidas, ou agrotóxicos, inicia-se na década de 20. Durante a 2ª Guerra Mundial, são utilizados como arma química. No Brasil, são usados em programas de saúde pública, combate e controle de parasitas.
A utilização intensiva de agrotóxicos no Brasil veio do famigerado Plano Nacional de Desenvolvimento, de 1975, que forçava os agricultores a compararem os venenos através do crédito rural, na medida em que instituía a inclusão de uma cota de agrotóxicos para cada financiamento.
É possível conceber uma agricultura que utilize cada vez menos agrotóxicos? A indústria tende a responder negativamente a esta questão insistindo na idéia de que seus produtos serão cada vez mais seguros e que os problemas resultantes de sua aplicação resolvem-se com a elevação do nível técnico e educacional dos próprios agricultores.
Fonte: pt.wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário