16 de Janeiro de 2014
Dia da Invenção da Comunicação
Telegráfica Submarina
A telegrafia foi inventada por Samuel Finley Breese Morse, nascido em 27 de abril de 1791, em Charlestown, Massachusetts, Estados Unidos.
Conseguindo em 1843, recursos financeiros para seu invento através do Congresso norte-americano. Em 1844 foi terminada a primeira linha telegráfica ligando Baltimore a Washington, DC, quando se deu a primeira transmissão oficial cuja mensagem foi: "What hath God wrought!" (Que obra fez Deus!)
Portugal foi um dos países pioneiros na instalação da telegrafia. Dentro das medidas modernizadoras de Fontes Pereira de Melo, em 1855, foi lançado o primeiro cabo submarino entre Lisboa e os Açores.
Em 23 de dezembro de 1873 era estabelecida a ligação entre as cidades do Rio de Janeiro e as de Belém do Pará, Recife e Salvador, na presença do Imperador Pedro II do Brasil, que assistiu a chegada do cabo e a finalização da ligação, em uma construção erguida para esse fim, no final da praia de Copacabana.
A telegrafia foi muito utilizada pelas corporações militares. A partir da Segunda Guerra Mundial passou a ser usada em paralelo com outras modalidades de transmissão. Também alguns satélites utilizam o Código Morse para seu sinal de identificação e localização por telemetria.
Ainda hoje, o Código Morse é amplamente utilizado no mundo inteiro pelo radioamadorismo. Todos os dias milhares de "pontos e traços" cruzam os ares através das transmissões de milhares de entusiastas deste modo de emissão.
Samuel Morse faleceu em 2 de abril de 1872, em Nova York, com 31 anos de idade.
Fonte: www.fatima.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário