21 de Janeiro de 2014
Santa Inês
“Morreu decapitada com apenas 13 anos de idade”
O nome Inês vem do grego que significa pura. Pertencia a uma família romana rica, nobre e cristã. Isso lhe possibilitou receber uma boa formação cristã, e com apenas 12 anos de idade tomou a decisão de se tornar-se "esposa de Cristo".
Inês era uma moça muito bonita, recebeu inúmeros pedidos de casamento, inclusive do filho do prefeito de Roma que tentava corteja-la de todas as maneiras. Mas Inês permanecia fiel ao seu amor por Jesus e ao voto de castidade.
O prefeito revoltado com a situação de ver seu filho apaixonado por Inês e ela o recusando, decidiu aplicar a perseguição decretada por Diocleciano, mandou prender Inês e dar-lhe severos castigos, para força-la a aceitar o casamento e negar sua fé em Cristo.
Arrastada violentamente até a presença de um ídolo pagão, para que o adorasse, Inês se manteve firme em suas orações a Cristo. Depois foi levada a uma casa de prostituição, para que fosse possuída à força, mas ninguém ousou tocar sequer num fio de seu cabelo, saindo de lá na mesma condição de castidade que chegou.
Cada vez mais a situação ficava fora do controle das autoridades romanas e o povo estava se convertendo em massa. Então, Inês foi levada ao Circo e condenada à fogueira, mas o fogo prodigiosamente se abriu e não a queimou. Assim, o prefeito decretou que fosse morta por decapitação a fio de espada, naquele exato momento.
Inês morreu no ano 304, virgem e mártir com apenas 13 anos de idade, defendendo seu amor por Jesus Cristo. Santa Inês tem uma basílica que foi consagrada a ela no lugar onde foi enterrada em Roma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário