FÉ x MEDO
Dois Sentimentos Opostos!
A fé e o medo são dois sentimentos opostos. Para o cristão, ter fé é acreditar no poder de Jesus, é abandonar-se em seus braços, como faz a criança nos braços da mãe. É confiar plenamente em sua proteção.
Por sermos humanos, jamais conseguiremos eliminar o medo por completo, mas, uma coisa é certa – quanto maior é a nossa fé, menor é o nosso medo. Isso porque a fé é um sentimento ativo e positivo que conduz à realização. A fé é luz, é poder, segurança, autoconfiança, certeza, coragem. Podemos até medir a nossa fé pela coragem que temos em encarar as dificuldades e desafios da vida.
Já o medo é um sentimento negativo e estagnado que conduz à paralisação. O medo é treva, é dúvida, é preocupação, é insegurança, é angústia, é ansiedade, é apreensão, é nervosismo, é pânico, é incerteza, é opressão, é descrença em Deus.
Quando a pessoa atinge um grau elevado de fé ela entrega, com confiança, a Deus seus problemas e também a sua limitação humana em resolvê-los. Com isso, a pessoa está elevando a fé à condição de luz, tornando-se corajosa, autoconfiante e com a certeza de atingir seus objetivos. Este sentimento ativo e positivo o conduz à realização de seus projetos e cumprimento de sua missão.
Em contrapartida, quando uma pessoa deixa de entregar seus problemas a Deus impedindo que Ele participe de sua história, ela está chamando a responsabilidade para si mesma em sua condição humana e frágil. Desta forma, essa pessoa passa a ser vulnerável à variação dos acontecimentos, atraindo para si o medo, que vai desencadeando sentimentos negativos capazes de levá-la à paralisação.
Somos humanos e é normal a nossa consciência oscilar entre o real e o irreal, entre a fé e o medo, entre a dúvida e a certeza, entre o Eu Superior e o ego humano. No entanto, quando estamos centralizados na fé, em nós está harmonizado o Cristo Ressuscitado, nos tornando corajosos para enfrentar e vencer os obstáculos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário