06 de Junho de 2014
Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Jesus lhe disse: “Cuida dos meus cordeiros”. E disse-lhe, pela segunda vez: “Simão, filho de João, tu me amas?”. Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Jesus lhe disse: “Apascenta minhas ovelhas”. Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque lhe perguntou pela terceira vez se o amava. E respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo”. Jesus disse-lhe: “Cuida das minhas ovelhas. Em verdade, em verdade, te digo: quando eras jovem, tu mesmo amarravas teu cinto e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te amarrará pela cintura e te levará para onde não queres ir”. (Disse isso para dar a entender com que morte Pedro iria glorificar a Deus). E acrescentou: “Segue-me”.
“SIMÃO PEDRO, FILHO DE JOÃO, TU ME AMAS?”
“Pedro, tu me amas?” Devemos entender esta pergunta na resposta que Jesus dá, após a declaração de Pedro, de que O amava: “Cuida das minhas ovelhas”. Aí nós podemos definir que para Jesus, “amar é servir”. Dizer a alguém “eu te amo” é se colocar a serviço com fidelidade, é ser presente na vida daquela pessoa nos momentos mais diversos: alegrias, tristezas, conquistas, crises...
A melhor maneira de expressar nosso amor a Jesus é amar o próximo. E o ponto alto desse amor está em não poupar nada de si, quando se trata de servir. Como fez Jesus.
Pedro iria assumir uma missão de grande responsabilidade: substituir o Mestre. Por isso, Jesus pergunta três vezes, para confirmar se Pedro já tinha a maturidade suficiente para exercer o “amor serviço” que a função exigia. Sem amar Jesus, Pedro podia estar à frente da Igreja e ser tomado pelas vaidades pessoais, prejudicando as ovelhas que Jesus deixava sob o seu comando.
O SOPÃO DA MADRUGADA DO GRUPO “ANJO AMIGO”
NO RIO GRANDE DO SUL
Vamos hoje ao Rio Grande do Sul conhecer um gesto simples, mas que mostra uma forma de amar o semelhante – servir sopa e chocolate quente aos moradores de rua. O Grupo “Anjo Amigo” está representando aqui, muitos grupos no Brasil que não medem esforços e se expõem ao perigo para servir o próximo carente, ou melhor, para “amá-lo”. Leia a seguir, a narrativa desta bela experiência.
“Nosso trabalho começou em Canoas, onde fomos encontrando vários moradores de rua à medida que andávamos pela cidade. Logo no início nos deparamos com um senhor dormindo em uma parada, em frente ao HPS de Canoas. Paramos o carro e fomos até ele e lhe oferecemos sopa, juntamente com chocolate quente. Percebemos que ele possuía algum tipo de problema mental.
Mais adiante, em frente ao mesmo hospital, uma senhora dormia em uma barraca improvisada e levamos até ela a nossa sopa. Infelizmente, não conversamos com ela, pois a mesma se demonstrava brava e assustada. Deixamos sopa, pão e chocolate quente próximos dela e fomos embora. Ao deixarmos o local, um dos integrantes do GAA, comentou já ter tido contato com ela, e o medo dessa senhora se dá pelo fato dela já ter sido estuprada e agredida na rua.
Terminamos o nosso trabalho pouco mais das seis horas da manhã. É uma missão que fica marcada na vida de todos nós que presenciamos diferentes realidades em cada noite que servimos. Humildemente rogamos a Deus que esteja junto daqueles moradores de rua, protegendo e iluminando a todos e que um milagre possa acontecer na vida de cada um, mudando o rumo de suas histórias. Que Deus abençoe a cada um deles”.
Muitos podem classificar o trabalho como assistencialista e que não resolve o problema dos moradores de rua. Outros podem taxar os carentes de preguiçosos que não querem trabalhar e que não se pode alimentar a preguiça. Ainda que tais questionamentos tenham seu grau de verdade, eles podem servir, também, para crescer a insensibilidade de alguns que utilizam tais argumentos como pretexto e anulam a maior de todas as virtudes destacadas por Jesus – a caridade – que na Bíblia é sinônimo de “amor”, e que no Evangelho de hoje se traduz pelo “servir”.
Fonte: grupoanjoamigo.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário