Últimos Posts

sexta-feira, 6 de junho de 2014

06/06 - São Norberto

06 de Junho de 2014

São Norberto

clip_image001

“De uma vida fútil para um dos maiores reformadores do século XII e fundador da Ordem dos Cônegos Regulares Premonstratenses”

p_thumb[6]Norberto nasceu, por volta de 1080, em Xauten, na Alemanha. Sua família era da nobreza, e tinha condições financeiras que o favorecia a seguir qualquer carreira que desejasse. Mas Norberto só queria os prazeres e luxos que o dinheiro lhe proporcionava. Sua vida era fútil e sem sentido.

p_thumb[6]Um dia, quando cavalgava no bosque, foi atingido por um raio, ficou desmaiado e seu cavalo morreu na hora. Quando acordou ouviu uma voz que lhe dizia para abandonar a vida que levava e exercitar a caridade para salvar sua alma.

p_thumb[6]Norberto entendeu que era a voz de Deus falando em sua consiência, e decidiu mudar completamente a sua vida. Abandonou tudo e passou a percorrer, na solidão, com os pés descalços, os caminhos da Alemanha, Bélgica e França.

p_thumb[6]Depois estudou teologia no mosteiro de Siegburgo, onde recebeu a ordenação sacerdotal. Focou seu apostolado nas reformas da Igreja, visando acabar com os privilégios dos nobres dentro do cristianismo. E por isso foi muito contestado, mas conseguiu o apoio do papa e seu trabalho prosperou.

p_thumb[6]Novamente se retirou para a solidão e fundou a Ordem dos Cônegos Regulares Premonstratenses, também conhecida como "Monges Brancos", devido a cor branca do hábito.  A principal regra da Ordem era fazer os sacerdotes viverem a vida apostólica com a disciplina e a dedicação dos monges.

p_thumb[6]Em 1126 foi nomeado arcebispo de Magdeburgo, e depois escolhido para ser o diretor espiritual do rei Lotário III, da Alemanha.

p_thumb[6]Norberto faleceu no dia 6 de junho de 1134, com cinquenta e quatro anos de idade, na sua sede episcopal. Foi canonizado em 1582, pelo papa Gregório XIII.

p_thumb[6]Atualmente, existem milhares de monges da Ordem de São Norberto, em vários mosteiros encontrados em muitos países de todos os continentes, inclusive no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário