11 de Junho de 2014
São Barnabé
“Discípulo fiel de Jesus”
A história de Barnabé está narrada por São Lucas, nos Atos dos Apóstolos. Barnabé se converteu quando viu Jesus curar um paralitico. Vendeu suas propriedades, doou o dinheiro aos apóstolos e seguiu Jesus.
Ele nasceu na ilha de Chipre e era descendente da tribo de Levi. Estudou na companhia de Paulo, com o mestre Gamaliel, com quem aprendeu a firmeza de caráter, as ciências e as virtudes da fé.
Chamava-se José e, quando foi admitido entre os apóstolos, recebeu o nome de Barnabé, que significa "filho da consolação", devido ao seu maravilhoso dom de acalmar e de consolar os aflitos. No quarto capítulo do livro dos Atos dos Apóstolos, Barnabé também é chamado de o "filho da exortação".
Foi através de Barnabé que Paulo, depois de se converter, foi apresentado a Pedro, Tiago e aos fiéis de Jerusalém. Paulo e Barnabé se tornaram companheiros na viagem apostólica a Antioquia, onde fundaram a primeira comunidade cristã.
Os dois se juntaram a João Marcos e viajaram por Salamina, Patos, Chipre, Panfília, Pisídia, Icônio e Listra pregando e realizando milagres como testemunho da presença do Espírito Santo.
Existem duas histórias que narram o fim de Barnabé, uma diz que ele morreu mártir, apedrejado em Chipre, no ano 61. E a outra diz que Barnabé teria sido pregado em Alexandria e se tornado o primeiro bispo de Milão, cidade que o tem como seu padroeiro até hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário