26 de Junho de 2014
São José Maria Robles Hurtado
“Padre mexicano que morreu mártir, vítima da perseguição aos cristãos no México, em pleno século XX”
José Maria nasceu no dia 3 de maio de 1888, em Mascota, México. Época de perseguição à Igreja Católica. José Maria era um padre muito fervoroso e amado pelos seus fiéis. Era pároco de Tecolotlán, em Jalisco, e fazia um lindo trabalho de divulgação da devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
Escrevia pequenas orações e poesias e distribuía aos fiéis divulgando a devoção. Também amava cuidar dos pobres e necessitados, por isso fundou a Congregação das Irmãs do Coração de Jesus Sacramentado.
Em junho de 1927, por causa das perseguições aos cristãos, acabou sendo preso. Antes de morrer, padre José Maria escreveu sua última poesia, na qual expressou seus últimos desejos:
"Desejo amar o teu Coração, Jesus meu, com participação total. Desejo amá-lo com paixão, desejo amá-lo até o martírio. Com minh'alma te bendigo, meu Sagrado Coração; diga-me: aproxima-se o instante da feliz e eterna união?"
No dia 26 de junho de 1927, quando estava com trinta e nove anos, padre José Maria foi amarrado numa árvore, na serra da Quila, em Jalisco, México, e mantido assim até morrer. Dessa maneira, ele seguiu para a feliz e eterna união com o Sagrado Coração de Jesus, coroando seu martírio final.
Padre José Maria pertence ao grupo de vinte e cinco mártires mexicanos que foram beatificados, em 1992 e canonizados em 2000, pelo papa João Paulo II.
Nenhum comentário:
Postar um comentário