23 de Setembro de 2014
São Pio de Pietrelcina
“Conhecido no mundo como o frei estigmatizado”
Padre Pio nasceu no dia 25 de maio de 1887, em Pietrelcina, Itália. Era filho de Gracio Forgione e de Maria Josefa de Nunzio que tiveram mais seis filhos. Um dia após seu nascimento Padre Pio foi batizado e recebeu o nome de Francisco. Desde criança tinha amor por Jesus e Nossa Senhora, e era amigo dos anjos da guarda.
Aos doze anos de idade, recebeu os sacramentos da primeira comunhão e da crisma, e aos quinze anos, entrou no noviciado em Morcone adotando o nome de frei Pio. Quando concluiu seus estudos foi ordenado sacerdote em 10 de agosto de 1910, no Duomo de Benevento.
Padre Pio passou toda a sua vida contribuindo para a redenção do ser humano, cumprindo a missão de guiar espiritualmente os fiéis e celebrando a eucaristia. Para ele, sua atividade mais importante era, sem dúvida, a celebração da santa missa. Os fiéis que dela participavam, sentiam a importância desse momento, percebendo a plenitude da espiritualidade de padre Pio. No campo da caridade social, esforçou-se por aliviar sofrimentos e misérias de tantas famílias, fundando um grande hospital de referência na Europa, o tão conhecido "Casa Alívio do Sofrimento" em 1956.
Para padre Pio, a fé era a essência da vida, tudo desejava e tudo fazia à luz da fé. Empenhou-se, assiduamente, na oração. Passava o dia e grande parte da noite conversando com Deus. Ele dizia: "Nos livros, procuramos Deus; na oração, encontramo-lo. A oração é a chave que abre o coração de Deus". Também aceitava a vontade misteriosa de Deus em nome de sua grande fé.
Durante muitos anos, experimentou os sofrimentos da alma, em razão de sua enfermidade e, ao longo de vários anos, suportou com serenidade as dores das suas chagas. Padre Pio teve impresso em seu corpo os estigmas da crucifixão de Jesus.
Seu ministério sacerdotal foi vítima de grandes calúnias e injustiças, mas a tudo suportou com dignidade, colocando sua confiança em Deus e aceitando com muita humildade todas as ordens de seus superiores.
Padre Pio pediu que fossem criados grupos de oração durante a Segunda Guerra Mundial, ele os chamava de verdadeiras células catalizadoras do amor e da paz de Deus para aliviar os sofrimentos e angústias causados, por tão terrível guerra.
Desde a juventude, sua saúde sempre inspirou cuidados e, sobretudo nos últimos anos da sua vida, declinou rapidamente. Padre Pio faleceu no dia 23 de setembro de 1968, aos oitenta e um anos de idade, em seu quarto com o terço nas mãos. Descansou aquele que abraçou a cruz de Jesus Cristo com muita fé e amor. Seu funeral caracterizou-se por uma multidão de fiéis, que o consideravam santo.
Nos anos que se seguiram à sua morte, a fama de santidade e de milagres foi crescendo cada vez mais, tornando-se um fenômeno eclesial, espalhado por todo o mundo.
Padre Pio de Pietrelcina foi beatificado em dois de maio de 1999, pelo papa João Paulo II que depois o proclamou santo em 16 de junho de 2002, mantendo o dia 23 de setembro, como data de sua tradicional festa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário