Últimos Posts

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

10/10 - Lc 11,15-26

10 de Outubro de 2014

evandia

Lucas 11,15-26

Alguns, porém, disseram: “É pelo poder de Beelzebu, o chefe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo seus pensamentos, ele disse-lhes: “Todo reino dividido internamente será destruído; cairá uma casa sobre a outra. Ora, se até Satanás está dividido internamente, como poderá manter-se o seu reino? Pois dizeis que é pelo poder de Beelzebu que eu expulso os demônios. Se é pelo poder de Beelzebu que eu expulso os demônios, pelo poder de quem então vossos discípulos os expulsam? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, é porque o Reino de Deus já chegou até vós. Quando um homem forte e bem armado guarda o próprio terreno, seus bens estão seguros. Mas, quando chega um mais forte do que ele e o vence, arranca-lhe a armadura em que confiava e distribui os despojos. Quem não está comigo é contra mim; e quem não recolhe comigo, espalha. Quando o espírito impuro sai de alguém, fica vagando por lugares áridos, à procura de repouso. Não o encontrando, diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. Chegando aí, encontra a casa varrida e arrumada. Então ele vai e traz outros sete espíritos piores do que ele, que entram e se instalam aí. No fim, o estado dessa pessoa fica pior do que antes”.

Entendendo

JESUS É ACUSADO DE ESTAR POSSUÍDO PELO DEMÔNIO

Jesus recebe uma grave acusação. De que tudo que Ele está realizando é graças à força do demônio. Em sua sabedoria ele tinha argumentos capazes de calar a boca dos maldosos, e assim fez:

“Todo reino dividido internamente será destruído; cairá uma casa sobre a outra. Ora, se até Satanás está dividido internamente, como poderá manter-se o seu reino? Pois dizeis que é pelo poder de Beelzebu que eu expulso os demônios. Se é pelo poder de Beelzebu que eu expulso os demônios, pelo poder de quem então vossos discípulos os expulsam? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, é porque o Reino de Deus já chegou até vós”.

Diante da resposta de Jesus eles não tiveram argumento e calaram. Convenhamos, Satanás seria muito fraco se desse poder a alguém para expulsar outro satanás que tivesse se incorporado em alguma pessoa.

Jesus nunca escondeu a existência do poder do mal, o poder contrário à força de Deus. É tanto que na oração do Pai-nosso, Ele nos leva a pedir a Deus: “... não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal!”. Chamamos esse opositor de Deus de demônio e estamos conscientes de que ele é o “mau” e nos tenta, assim como Jesus reconhece em sua oração.

Jesus em nenhum momento nos levou a ter medo do demônio e nem ficar falando dele e valorizando o que não presta. O fato de estarmos unidos ao Pai através de Jesus e perseverantes na oração, isso nos deixa tranquilos de que a força maior está conosco. E se temos a força maior, por que temer a menor?

Atualizando

PAPA FRANCISCO AFIRMA QUE A PRESENÇA DO
DEMÔNIO É REAL E INDICA TRÊS CAMINHOS PARA COMBATÊ-LO!

“A presença do demônio no mundo é real e não uma fábula. É o Evangelho que o diz e os cristãos devem sempre estar alertas contra o maligno”.

“Alguns padres, quando leem esta passagem, ou outras, dizem que Jesus curou aquela pessoa de uma doença mental. É verdade que antigamente se podia confundir epilepsia com estar possuído pelo demônio – disse o Papa – mas é igualmente verdade que o demônio existe! A presença do demônio está na primeira página da Bíblia e também no final, com a vitória de Deus sobre ele”.

A seguir, Francisco indicou três caminhos para resistir ao maligno, sendo vigilantes:

“Não confundir a verdade. Jesus luta contra o diabo; e este é o primeiro critério. O segundo é que ‘quem não está com Jesus está contra Jesus’. Não existe outro comportamento. E o terceiro critério é a vigilância do nosso coração, porque o demônio é astuto, nunca é expulso para sempre”.

Advertindo os cristãos para “não ser ingênuos”, o Papa disse que a estratégia do diabo é essa: ele diz “Você é cristão, tem fé, vai adiante que eu não volto. Mas depois, quando você está acostumado e se sente seguro, ele volta”.

“O Evangelho de hoje – explicou o Papa – começa com o demônio expulso e termina com o demônio voltando! É como um leão feroz, que nos circunda. Isto não é mentira” – assegurou Francisco:

“É a Palavra do Senhor. Peçamos a Ele a graça de levar a sério estas coisas. Ele veio lutar por nossa salvação e venceu o demônio! Não façamos negócios com o demônio; ele tenta voltar para casa, se apoderar de nós. Não devemos relativizar, mas vigiar, sempre e com Jesus”.

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário