Últimos Posts

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

10/10 - São Francisco Borja

10 de Outubro 2014

São Francisco Borja

clip_image002

“O Duque Santo da Espanha”

Francisco nasceu em 28 de outubro de 1510 em Gandia, Valência. Pertencia a uma família nobre da Espanha, era sobrinho do papa Alexandre VI e do rei católico Fernando II de Aragão e de Castela.

Francisco teve uma formação cristã, e desde pequeno era muito piedoso, era estudioso e lia vários livros principalmente os de assuntos religiosos. Casou com 19 anos de idade com uma nobre portuguesa, Eleonor de Castro Melo e Menezes, com a qual teve oito filhos. Recebeu o titulo de marques e depois de vice-rei da Catalunha. Tinha várias obrigações politicas e administrativas, mas sempre se dedicava a família e as orações diárias.

Quando seu pai faleceu recebeu por herança o titulo de duque de Gandía. Depois em 1546 ficou viúvo abandonou todos os títulos, e passou a administração ao filho herdeiro. Fez votos de pobreza, castidade e obediência e entrou oficialmente para a Companhia de Jesus, ordem que tinha sido recém- fundada pelo o também Santo Inácio de Loyola.Meses depois, o Papa quis consagrá-lo cardeal, mas ele pediu para poder recusar. Porém logo foi eleito superior-geral da Companhia.

Nesse cargo, imprimiu as suas principais características de santidade: a humildade, a mortificação e uma grande devoção à Eucaristia e à Virgem Maria. Ativo, fundou o primeiro colégio jesuíta em Roma, depois outro em sua terra natal, Gandia, e mais vinte espalhados por toda a Espanha. Enviou, também, as primeiras missões para a América Latina espanhola. E foi um severo vigilante do carisma original dos jesuítas, impondo a todos a hora de meditação cotidiana.  .

Morreu em 30 de setembro de 1572, com sessenta e dois anos de idade. Francisco deixou de herança, vários escritos sobre a espiritualidade e o exemplo de sua santidade. Foi beatificado em 1624 e canonizado em 1671.

Nenhum comentário:

Postar um comentário