Últimos Posts

domingo, 12 de outubro de 2014

12/10 - Dia da Criança, do Basquete Nacional e do Engenheiro Agrônomo

12 de Outubro de 2013

Dia da Criança, do Basquete Nacional
e do Engenheiro Agrônomo

 

Criança

clip_image001

O responsável pela criação do dia das crianças foi o deputado federal Galdino do Vale Filho, na década de 1920. Após ter sido aprovada pelos deputados, a data de 12 de Outubro foi oficializada pelo presidente Arthur Bernardes, através do decreto no 4867, de 5 de novembro de 1924.

A data só passou a ser celebrada somente na década de 1960, momento que a fábrica de Brinquedos Estrela decidiu fazer uma promoção em conjunto com a Johnson &Johnson, com o lançamento da “Semana do Bebê Robusto” que tinha por objetivo aumentar as vendas. Logo depois outras empresas decidiram criar a Semana da Criança com o mesmo intuito. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedo decidiram escolher um único dia para a promoção. A partir daí, o dia 12 de Outubro passou a ser uma das datas mais importantes do ano para o ramo de brinquedos.

O dia das crianças é a segunda data mais importante para o comércio, perdendo somente para o Natal.

A organização das Nações Unidas (ONU) comemora o dia de todas as crianças do mundo em 20 de Novembro, data em que os países aprovaram a Declaração dos Direitos das Crianças.

No Japão, o dia é comemorado em 5 de Maio, para os meninos, com exposição de bonecos que lembram samurais, para as meninas a comemoração é no dia 3 de Março, com exposição de bonecas. A China também comemora no dia 5 de Maio.

Na Nova Zelândia a comemoração é no primeiro domingo de Março, diferencia-se de algumas comemorações por não ser um dia para presentes e sim um dia onde se passa tempo com a família, para rir e brincar.

Em Moçambique a celebração é no dia 1 de Junho, este foi instituído para assinalar o dia em que muitas crianças de pouca idade foram cruelmente assassinadas a sangue frio pelas forças nazistas em Junho de 1943.

Fonte: www.brasilescola.com

Basquete Nacional

Além de dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida, dia 12 de outubro também foi dia do basquete brasileiro. De 1923 quando ainda era cestobol à um dos esportes mais praticados no país na década de 80, o fortalecimento da liga nacional e os bons resultados recentes estão revitalizando nos anos 2000 o gosto popular pelo esporte.

O motivo é impreciso e não há informações nem no site da Confederação Brasileira sobre o porquê e desde quando o dia 12 de outubro se comemora o dia do basquete nacional. Existe uma versão que uma lei municipal instituiu o dia como o pedido de uma viúva de um ex-técnico falecido. Mas, se nesse assunto sobram dúvidas, são as atuais mudanças, o investimento e com isso os bons resultados que fazem o esporte ser bem visto novamente, fazendo a torcida acreditar em conquistas. E melhor, fazendo essa nova geração conhecer os antigos e consagrar novos ídolos nacionais.

A Confederação Brasileira de Basquete criada em 1933 e desde 1935 com reconhecimento internacional e 27 filiadas, tem feito junto com patrocinadores o fortalecimento da liga nacional com o NBB. Apesar de resultados expressivos, muitos times ainda não tem estrutura suficiente para se manter ou pagar dignamente seus atletas. Logo, a situação atual está longe da ideal. Por isso também muitos dos talentos nacionais continuam fazendo carreira em times fora do Brasil, trilhando o caminho inverso de ingressar nas seleções após conquistas ou destaque no exterior.

Muitos viraram ídolos nacionais: Magic Paula, Hortência, Janete, Oscar, mais recentemente os fãs do esporte aprenderam a gostar de Isiane, Marcelinho, Tiago Splitter, Sandro Varejão e outros.

Fonte: no220.wordpress.com

Engenheiro Agrônomo

Há mais de 70 anos, o então Presidente da República, Getúlio Dornelles Vargas, um gaúcho de São Borja, assinou o decreto 23.196 de 12 de outubro de 1933, que regula o exercício da profissão agronômica e dá outras providências, regulamentando o exercício da profissão agronômica.

"Agronomia" (do grego agros  = campo, e nomia = ciência, lei). Estudo das relações entre as plantas cultivadas, do solo, o clima e as técnicas de cultura, cujos principios regem a prática racional da agricultura e da pecuária.

Por ser um grupo de ciências, envolve exatas, naturais e sociais em sua gama de conhecimentos, abrangendo tudo que se refere a natureza, à interação de seres vivos ao ambiente, e em seu relacionamento com o homem e vice e versa.

Assim sendo, os principios de preservação do meio ambiente, da saúde humana e dos animais, são fundamentais no emprego de técnicas agronômicas, sendo o Engenheiro Agrônomo o profissional que projeta e executa toda uma cadeia de produção agropecuária produzindo alimento para o sustento de toda uma população, pregando a igualdade social, trazendo divisas ao País e PLANTANDO um novo Brasil.

Fonte: www.creasp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário