Últimos Posts

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

17/10 - Lc 12,1-7

17 de Outubro de 2014

evandia

Lucas 12,1-7

Milhares de pessoas se ajuntaram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: Cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada de oculto que não venha a ser revelado, e não há nada de escondido que não venha a ser conhecido. Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, nos quartos, será proclamado sobre os telhados. A vós, porém, meus amigos, eu digo: não tenhais medo dos que matam o corpo e depois não podem fazer mais nada. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei Aquele que, depois de fazer morrer, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este deveis temer. Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.

Entendendo

CUIDADO COM O FERMENTO
DOS FARISEUS, QUE É A HIPOCRISIA!

Diante de uma multidão, Jesus fala primeiro aos discípulos. Pede para estarem atentos e não se deixarem levar pelo procedimento dos fariseus, cuja hipocrisia era bem conhecida.

O Mestre os alertou quanto ao perigo de viver uma vida dupla, “acender uma vela pra Deus e outra pra o diabo”, como acontecia com os fariseus, os quais escondiam sua corrupção interior atrás de uma fachada de piedade. Atitude inútil e ridícula porque quem engana o seu semelhante, não consegue enganar a Deus. Profetizou de que as coisas escondidas, um dia, seriam reveladas pelo Pai do Céu.

A seguir temos palavras de encorajamento aos discípulos. Disse que era preciso superar o medo da morte, tornando-se livres diante dela. Só Deus merece ser temido, pois em suas mãos está a destino eterno de todas as criaturas. Ele é o Senhor da vida e da morte. O máximo que os inimigos poderão fazer será tirar a vida física dos discípulos. Nada mais! A vida física para os que creem em Deus não é a única motivação da existência.

Atualizando

A HIPOCRISIA ONTEM E HOJE!

A preocupação de Jesus no evangelho de hoje, em orientar os discípulos a não se corromperem, nunca esteve tão presente como nos dias de hoje. Só para citar algumas:

1. Gente travestida de religiosa que usa o próprio nome de Deus para enganar as pessoas, vendendo curas, milagres e iludindo os mais simples;

2. Políticos que assumem funções para tirar vantagens próprias e armar todo tipo de corrupção...

3. Instituições e ONGs que se propõem a trabalhar pela comunidade e seus dirigentes acabam desviando verbas e traindo ideais.

4. Pais, idosos e até religiosos com práticas sexuais abusivas e escandalizando os “pequenos”...

Diante disso, uma frase forte de Jesus, parece-me soar muito forte: “Quem provocar escândalos a um só destes pequenos que creem em mim, melhor seria que amarrassem uma grande pedra de moinho ao pescoço e o lançassem no mar” (Mc 9,42).

Nenhum comentário:

Postar um comentário