Últimos Posts

domingo, 6 de setembro de 2015

06/09 - Dia do Barbeiro e do Alfaiate

6 de Setembro de 2015

Dia do Barbeiro e do Alfaiate

Barbeiro

clip_image002

Hoje é comemorado o Dia Nacional do Barbeiro, uma das profissões mais tradicionais do mundo. Apesar da tradição, o barbeiro vem perdendo seu espaço para os grandes e modernos salões de beleza.

Atualmente são poucos estabelecimentos que mantêm esse serviço. Quem é acostumado a fazer a barba e o cabelo em barbearias pode ter que mudar seus hábitos, pois os barbeiros estão em extinção. A profissão está acabando, dando lugar aos cabeleireiros.

A tecnologia e a modernização dos aparelhos de barbear também contribuíram para o afastamento dos homens das barbearias. Hoje em dia muitos homens preferem fazer a sua própria barba, em casa. Os novos salões trazem novas técnicas e tendências que atraem mais clientes.

As barbearias se tornaram obsoletas para muitos, mas é incomparável a perfeição e o capricho dos antigos barbeiros. A habilidade com as lâminas faz do barbeiro uma profissão única.

Alfaiate

O que é ser alfaiate?

Alfaiates são profissionais que desenham, cortam, costuram e reformam roupas. Há os que trabalham como autônomos, atendendo clientes em casa ou costurando peças por encomenda, e os que são empregados de indústrias de confecções, nas linhas de montagem de roupas. Podem ainda trabalhar em lojas, efetuando consertos, alargando ou ajustando as peças prontas ao corpo do cliente, ou na confecção de figurinos para espetáculos. Já os alfaiates tradicionais têm seu próprio ateliê.

Quais as características necessárias para ser um alfaiate?

Esta é uma profissão para os apaixonados por moda e vestuário, transformando tecidos em roupas com qualificação industrial, porém artístico-artesanal e sob medida.

Qual a formação necessária para ser um alfaiate?

Para o exercício da profissão, não há exigência de formação profissional. Esta é uma típica profissão onde a prática forma o profissional, é o que chamamos de livre formação. Entretanto é recomendável qualificar-se através de cursos e saber usar máquinas de costura e de acabamento. É necessário conhecimento de desenho e informática àqueles profissionais que optarem por trabalhar na indústria de confecções. Também, o profissional deve manter-se atualizado sobre as tendências da moda.

O mercado de trabalho para alfaiates é exclusivo do setor privado e bastante competitivo. Não há dados disponíveis sobre o número de alfaiates no país, mas os sindicatos afirmam que há muito mais profissionais do setor do que postos de trabalho. A automação e a concorrência dos produtos importados de boa qualidade e baixo preço afetam a indústria de confecções, com reflexos no mercado de trabalho.

Também, deve ser considerado que excelentes profissionais, os chamados “alfaiates tradicionais”, seguem “customizando” ternos e camisas para o mercado de executivos, que exigem um corte de terno impecável e personalizado.

Um bom alfaiate, normalmente, desenvolve uma clientela cativa, e é considerado “consultor de moda”, sugerindo e orientando seus clientes no uso adequado de tecidos e cortes, conforme a tendência da moda e características pessoais.

Fonte: www.portalangels.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário