06 de Setembro de 2015
Santo Eleutério
“Num tempo de perseguição ele conquistou momentos de paz e a conversão de novos cristãos”
Eleutério nasceu no ano de 130. Era de origem grega e foi o décimo terceiro Papa da nossa Igreja. Seu pontificado se deu no ano de 174 durante o império de Cômodo.
Como Papa combateu fortemente os falsos deuses e doutrinas contrárias a de Cristo. Foi tão eficaz em sua luta que o paganismo daquela época sentiu fortemente sua queda e presenciou muitas conversões para o cristianismo. Foi um tempo de paz para os fiéis católicos que eram muito perseguidos naquela época.
Aproveitando a época de paz, enviou para a Inglaterra os padres Damião e Fugácio (que se tornaram santos também), para ensinar os princípios da fé ao rei Lúcio. Ele aceitou recebê-los e foi o primeiro governo do mundo que declarou abertamente ser cristão, com isso houve um grande número de batizados. Santo Eleutério também libertou os cristãos de crença que havia na época: alimentos que eram considerados impuros. Deixou claro que ninguém poderia definir como mal, os alimentos que Deus concedeu aos homens. Ele também estabeleceu as primeiras normas para as celebrações da Páscoa.
Eleutério governou com sabedoria o povo de Deus, morreu mártir no ano de 189, com 59 anos, não temos relatos que contem com que tipo de martírio ele glorificou a Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário