Últimos Posts

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

09/09 - Dia do Administrador de Empresas e do Médico Veterinário

9 de Setembro de 2015

Dia do Administrador de Empresas
e do Médico Veterinário

 

Administrador de Empresas

clip_image002

A Administração é a profissão que mais cresce no Brasil e no mundo. Eles têm muito a comemorar. Nestes 44 anos, o Sistema CFA/CRAs – Conselho Federal de Administração/Conselhos Regionais de Administração – tem desenvolvido ações para promover a difusão da ciência da Administração e a valorização da profissão em busca da defesa da sociedade.

A implementação de projetos direcionados para a fiscalização e para a formação profissional permitiu a consolidação da atuação dos administradores no mercado de trabalho.

Hoje, cada vez mais profissionais qualificados e registrados nos CRAs estão à frente de cargos estratégicos em órgãos públicos e empresas privadas. São profissionais capazes de observar, questionar, interpretar, liderar e tomar decisões com foco em cada fase do projeto. Empreendedorismo, dedicação, comunicação, ousadia e percepção somam-se às qualidades dos administradores, profissionais imprescindíveis para o sucesso das organizações.

Fonte: www.administradores.com.br

Médico Veterinário

Dia 9 de setembro comemora-se no Brasil o Dia do Médico Veterinário. Este profissional atua na produção animal, medicina animal e saúde pública. Foi no dia nove de setembro de 1933, por meio do Decreto nº 23.133, que o então presidente Getúlio Vargas, criou a normatização para a atuação do médico veterinário e para o ensino da profissão no país.

Ao longo de décadas, com as transformações econômicas e sociais ocorridas como o crescente número de animais de companhia e de produção, o médico veterinário se tornou um profissional que atua em diversas áreas. Dentre elas, se destacam o atendimento clínico, cirúrgico e reprodutivo de pequenos e grandes animais. O médico veterinário também pode trabalhar na área da educação, no controle de saúde de rebanhos, na fiscalização de empresas que vendem ou reproduzem animais.

As novas exigências do mercado de trabalho abriram outros campos, como:

indústrias de produção de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos e, o

melhoramento genético dos animais. Ainda são atividades do médico veterinário:

o manejo e conservação de espécies, a reprodução e conservação de animais silvestres

em cativeiro para implantar projetos em reservas naturais.

A formação em medicina veterinária dura, em média, cinco anos. Os dois

primeiros anos tratam das disciplinas básicas tais como: anatomia, microbiologia, genética, matemática, estatística, além de nutrição e produção animal. Em seguida, é a

vez de estudar as doenças, as técnicas clínicas e cirúrgicas, para só então, optar pela especialização.

A cada dia surgem novos caminhos para a atuação do médico veterinário na área da saúde humana onde a parceria com os profissionais da saúde tem propiciado ótimos resultados. Existe um grande leque de novas especializações como, por exemplo, a Zooterapia.

É muito importante se comemorar esta data, pois o grande desafio do médico

veterinário é buscar uma atualização constante e atuar de forma multidisciplinar, visando saúde animal e humana. Praticamente, junto com o produtor, o médico veterinário se torna o guardião da capacidade produtiva e de exportação do Brasil no

tocante às carnes bovinas, suínas e de aves, por meio da defesa sanitária animal.

Luis Carlos Vianna
Diretor Medicina Veterinária/Unoeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário