09 de Setembro de 2015
São Pedro Claver
“O servo dos negros escravos”
Pedro Claver nasceu em 26 de julho de 1580, no povoado de Verdú, em Barcelona, na Espanha, filho de um casal de camponeses. Muito cristão, desde cedo tinha certeza da sua vocação. Estudou no colégio dos Jesuítas e, em 1602 tornou-se um deles.
Pedro iniciou seu apostolado antes de ser ordenado sacerdote, quando viajou em missão para a Colômbia, na América do Sul, onde logo após, em 1616 ocorreu sua ordenação. Em seguida, foi enviado para evangelizar os escravos que chegavam da África, em Carque. Mesmo não entendendo sua língua, os escravos compreendiam muito bem a linguagem do amor e da caridade que o Padre Pedro tinha para com eles. Para os escravos, Padre Pedro era um bondoso pai, que eles veneravam e respeitavam.
Chegavam numerosos navios negreiros ao porto de Cartagena, na Colômbia, carregados de escravos com correntes nos pés e sob o açoite dos feitores, com condições de vida totalmente desumanas. Padre Pedro os recebia, procurando aliviar suas dores e sofrimentos através de alimentos e palavras de fé e de esperança, fazendo-os acreditar na salvação eterna que todos têm direito.
Durante quarenta anos de missão apostólica, Padre Pedro batizou cerca de quatrocentos mil negros. Muitos milagres de cura foram-lhe atribuídos. Quando teve a peste em 1650, ele foi o primeiro a oferecer-se para cuidar dos doentes, com isso contraiu a doença, ficando paralítico. Depois de quatro anos veio a falecer com 73 anos de idade, em 08 de setembro de 1654. Devido à festa da Natividade da Virgem Maria, é comemorado no dia 09 de setembro.
Padre Pedro Claver foi beatificado em 16 de julho de 1850, em Roma, pelo Papa Pio IX e canonizado em 15 de janeiro de 1888, pelo Papa Leão XIII. É considerado o padroeiro da Colômbia e dos escravos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário