11 de Setembro de 2015
São João Gabriel Perboyre
“Primeiro missionário a se tornar santo e mártir na China”
João Gabriel Perboyre nasceu em Mongesty, na França, em cinco de janeiro de 1802, numa família de agricultores profundamente cristã. Era o primeiro dos oito filhos do casal, onde cinco, foram consagrados a Deus. João Gabriel desde criança demonstrava sua vocação e se tornou padre Vicentino em 26 de setembro de 1826, na França.
Ficou como professor e diretor no Seminário Vicentino, mas seu desejo era dedicar-se às missões em países estrangeiros. Seu irmão que também era padre morreu em um navio em alto mar antes de chegar às missões na China, imediatamente João pediu para substituir o irmão, e foi assim, que ele foi ser missionário na China.
Naquela época a lei da China proibia entrada de estrangeiros no país, por isso João Gabriel teve que disfarçar-se de chinês e aprender os costumes do local. Ficou feliz quando chegou, permaneceu durante quatro anos evangelizando os chineses. Em 1839 foi denunciado, ficou preso e sofreu torturas cruéis até ser crucificado e morto, com apenas 38 anos de idade, em 11 de setembro de 1840.
Sua beatificação ocorreu em 1889 e a canonização em 1996 por João Paulo II. São Gabriel de Perboyre foi o primeiro missionário da China a se tornar santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário