11 de Setembro de 2015
Dia Nacional do Cerrado
O Dia Nacional do Cerrado foi instituído pelo Decreto de 20.8.2003 e assinado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Ocupando uma área de 2 milhões de km², o que corresponde a 25 % do território brasileiro, o Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, superado apenas pela Amazônia. Estende-se em área contínua por 11 estados brasileiros: Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Ceará, Maranhão e Piauí, além do Distrito Federal, que está totalmente localizado na área do Cerrado.
O Cerrado comporta a maior diversidade do continente em termos de espécies endêmicas. Ocupa áreas de clima tropical, com duas estações alternadas bem marcadas: a seca, que ocorre no inverno e a chuvosa, no verão.
A flora do Cerrado é considerada uma das mais ricas das savanas tropicais. Existem cerca de 6.500 espécies de plantas.
Os frutos típicos das espécies nativas do cerrado araticum, buriti, cagaita e pequi apresentam teores de vitaminas do complexo B equivalente ou superiores às demais frutas.
Grande parte da vegetação do Cerrado possui raízes profundas, que buscam água nas profundezas do solo e permitem que suas folhas estejam sempre verdes, mesmo durante a seca.
Fonte: www.cenargen.embrapa.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário