Últimos Posts

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

16/09 - São Cornélio e São Cipriano

16 de Setembro de 2015

São Cornélio e São Cipriano

clip_image001

“Amigos fiéis de Cristo morreram mártires, por não se converterem ao paganismo”

São Cornélio e São Cipriano eram amigos e unidos pela fé em Cristo. Verdadeiras testemunhas do amor de Jesus em um tempo muito difícil para a Igreja.

Cornélio foi eleito papa no ano de 251 e dedicou sua vida ao cristianismo. Na época quem governava era o Imperador Décio, que era um grande perseguidor dos cristãos. Cornélio foi eleito papa por quase unanimidade, menos o voto de Novaciano, que queira o seu lugar. Logo após a eleição, Novaciano opôs-se a Cornélio, não o reconheceu, e se autoproclamou: papa.

O Papa Cornélio tinha o apoio e a amizade de Cipriano, que era bispo de Cartago na África. Lutavam juntos contra a crise que a Igreja vivia por causa dos padres e fiéis que renegavam a fé devido às perseguições de Décio. Cornélio se destacou como um grande pregador dos ensinamentos de Cristo, e não aceitou prestar culto aos deuses pagãos. Por isso, foi exilado para Civitavecchia, Itália, onde morreu mártir no ano de 253. Durante seu exílio, Cornélio se confortava com as cartas de apoio do seu amigo Cipriano.

Cipriano é considerado um dos mais importantes escritores do século III, antes de se converter ao cristianismo foi um ótimo advogado. Quando Cornélio morreu, Cipriano como bispo continuou pregando seu amor por Jesus Cristo, e por isso também foi exilado e decapitado, morrendo mártir como seu amigo Cornélio, no mesmo dia, só que cinco anos depois, em 258. Por isso, comemoramos no mesmo dia a vida desses dois santos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário