Últimos Posts

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

25/09 - Dia do Rádio e do Trânsito

25 de Setembro de 2015

Dia do Rádio e do Trânsito

Rádio

clip_image002

No dia 25 de setembro, data do nascimento de Roquete Pinto - o "pai do Rádio brasileiro" -, comemora-se o Dia do Rádio. Em 1923, Roquete fundou a primeira emissora do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Era uma fase experimental do veículo, sem grandes avanços tecnológicos.

A primeira transmissão radiofônica em terras brasileiras, no entanto, já havia ocorrido no ano anterior, mais precisamente em sete de setembro de 1922, na comemoração do centenário da independência brasileira. Na ocasião, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, para a veiculação do discurso do então presidente Epitácio Pessoa.

Em 1968, surgiram as primeiras emissoras de frequência modulada (FM).

O inventor do rádio foi o italiano Guglielmo Marconi, que criou o seu "telégrafo sem fio", um modelo inicial que se desenvolveu até o sistema que conhecemos hoje.

A história também cogita que, um padre brasileiro, Roberto Landell de Moura, tenha sido o inventor do rádio. Em 1894, Roberto havia desenvolvido aparelho semelhante, e efetuado a emissão e recepção de sinais numa distância de oito quilômetros, do bairro de Santana, para os altos da Avenida Paulista, em São Paulo.

Fanáticos religiosos, cientes que o padre brasileiro tinha pactos com o demônio, destruíram seu aparelho e suas anotações, o que atrasou o reconhecimento de sua criação pelas autoridades científicas. Só em 1900, Roberto conseguiu fazer uma demonstração pública do seu invento.

Fonte: www.aticaeducacional.com.br

Trânsito

No dia 25 de setembro de 1997, foi aprovada e implantada no Brasil a lei nº 9.503, sobre o Código Nacional de Trânsito. Antes dessa nova lei, o código vigente era o de 1966. Nessa época, quase não havia carros circulando em nossas ruas.

Em princípio, a lei trouxe ótimos resultados, mas com o passar dos anos surgiram novas necessidades, pois as pessoas passaram a desrespeitar as regras, além do aumento do número de veículos em circulação.

Diariamente vemos notícias de acidentes de trânsito, com pessoas feridas ou mortas. Se cada um fizer a sua parte, como: não avançar os semáforos vermelhos; respeitar as faixas de pedestres; não dirigir com excesso de velocidade; não dirigir após o uso de bebidas alcoólicas; usar o cinto de segurança; com certeza, os acidentes diminuirão e serão de forma mais branda.

Cumprir as leis de trânsito e ter respeito ao direito dos outros faz parte das nossas obrigações enquanto cidadãos.

Fonte: www.mundoeducacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário