21 de Novembro de 2015
São Gelásio I
“O Papa dos Pobres”
Gelásio nasceu em Roma, de origem africana, filho de um humilde ferreiro, mas era culto, inteligente e de personalidade forte. Cristão praticante foi conselheiro do papa Félix III, que vinha tentando conciliar a Igreja do Oriente e do Ocidente. No ano de 492, com a morte do papa Félix III, Gelásio foi eleito seu sucessor.
O papa Gelásio I se empenhou para manter a doutrina recebida dos apóstolos, combatendo e tentando eliminar as heresias que existiam naquela época. Foi o primeiro pontífice a expressar a máxima autoridade do bispo de Roma sobre toda a Igreja.
Desenvolveu um grande trabalho de renovação litúrgica. Organizou e presidiu o sínodo de 494, no qual saiu aprovada a grande renovação litúrgica da Igreja. Assim, ele instituiu o Sacramentário Gelasiano, para uniformizar as funções e ritos da Igreja.
Ele vivia em oração e insistia que seus clérigos fizessem o mesmo. Segundo Dionísio, o Pequeno, ele procurou mais servir aos necessitados do que exercer a sua autoridade. Por sua caridade, foi chamado "papa dos pobres". Morreu em 21 de novembro no ano de 496, em Roma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário