Últimos Posts

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

17/02 - Os Sete Fundadores da Ordem dos Servitas

17 de Fevereiro de 2017

Os Sete Fundadores
da Ordem dos Servitas

clip_image001

“Jovens que tiveram a coragem de abandonar tudo para viver ao lado dos necessitados”


Hoje comemoramos a vida dos sete santos fundadores da Ordem dos Servidores de Nossa Senhora, ou Ordem dos Servitas.

Eram eles: Bonfiglio Monardi, Bonaiuto Manetti, Amadio de Amadei, Ugoccio de Ugoccioni, Sostenio de Sosteni, Maneto d'Antela e Aleixo Falconieri. Jovens que viveram na Europa durante os séculos XII e XIII, num período em que houve ruptura dos valores cristãos.

Nessa época predominava a ganância, o luxo, o poder, e muitos leigos contrários a tudo isso, se reuniam para momentos de orações e vivência do Evangelho. Muitas Ordens surgiram nessa época, entre elas a dos Servidores de Nossa Senhora, fundada por esses sete jovens bem sucedidos, que resolveram abandonar tudo para servir aos pobres.

Os relatos contam que no dia 15 de agosto de 1233, os sete jovens estavam reunidos em oração, quando a imagem de Santa Mãe de Deus se mexeu. Mais tarde, quando atravessavam uma ponte, a Virgem Maria apareceu vestida de luto e chorando, por causa da guerra civil que ocorria em Florença, há dezoito anos.

Eles viram tudo isso como sinal de Deus e abandonaram tudo para se dedicar ao próximo. Tiveram o apoio do bispo de Florença que doou o terreno do monte Senário para eles, onde fundaram a Ordem dos Servidores de Maria, sob as Regras de Santo Agostinho. Viviam reclusos, em constante vigília e orações.

Às vezes eram vistos pelas ruas mendigando para conseguir ajuda para os pobres, doentes e necessitados. Com exceção de Aleixo, todos tornaram-se sacerdotes.

A capelinha inicial usada pelos sete fundadores foi transformada num santuário dedicado a Nossa Senhora das Dores, um dos mais visitados templos marianos do mundo.


A atuação da Ordem dos Servitas produziu frutos em muitos países, inclusive no Brasil, principalmente em São Paulo, Santa Catarina e Acre, onde foram construídos vários conventos. Eles foram canonizados pelo papa Leão XIII, em 1888 e são celebrados juntos no dia 17 de fevereiro, dia da morte do último fundador: Aleixo Falconieri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário